Edificar a Casa | As Sete Colunas da Sabedoria!

A Sabedoria de Deus é a aplicação da experiência vivida numa relação pessoal com a pessoa de Jesus Cristo, com base na sua Palavra, e que nos permite colocar os nossos olhos no alvo, sem pensar que já “alcançámos” alguma coisa.

Esta é a sabedoria da humildade que Paulo ensina, e que tem a ver com a vocação que Deus nos dá. Não que já a tenha alcançado ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás  cam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:12-14

O LIVRO DE PROVÉRBIOS É RICO EM SABEDORIA E MOSTRA-NOS VÁRIOS PONTOS QUE NECESSITAMOS APLICAR À NOSSA VIDA. 
Temos conhecimento que:

1. Geralmente aquilo que mais nos “incomoda” é o que o Senhor vai permitir que venha à nossa vida, para aprendermos a enfrentá-la.

2. Aquilo que queremos “voltar as costas”, vai ser enviado no nosso caminho, para nos provar.

3. Para conseguirmos algo que “nunca tivemos”, temos de estar dispostos a fazer algo que “nunca  zemos”.

4. A melhor de nição de “loucura” é desejar obter resultados diferentes, praticando sempre as mesmas coisas, sem mudar de comportamento.

5. Se dermos aos outros aquilo que eles não podem encontrar em nenhum outro lado, eles se voltarão sempre para nós.

6. Os vencedores estão dispostos a fazer mesmo as coisas que detestam, para gerarem algo que amam.

7. Deus nunca consulta o nosso passado para determinar o nosso futuro.

8. Poder é a habilidade de deixar para trás algo que desejamos, para proteger algo que amamos.

9. Os homens determinam sobre os seus hábitos, e os hábitos determinam o futuro dos homens.

10. Não podes corrigir algo que nunca estiveste disposto a confrontar.

11. Os derrotados têm o seu foco nas suas a ições e nos seus fracassos, os vencedores colocam o seu foco na meta, sabendo que é necessário passar a ições e provações para aperfeiçoamento dos que querem herdar o reino dos céus.

Feliz é o homem que acha a Sabedoria! Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento. Porque melhor é a sua mercadoria do que a mercadoria de prata, e a sua renda do que o ouro mais  no. Mais preciosa é do que os rubins; e tudo o que pode desejar não se pode comparar a ela. Aumento de dias há na sua mão direita; na sua esquerda, riquezas e honra. Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas, paz. É árvore da vida para os que a seguram, e bem-aventurados são todos os que a retêm. Provérbios 3:13-18
Todo aquele que acha sabedoria, acha a vida, riquezas e honra, os seus caminhos são de delícias e de paz.

AS SETE COLUNAS DA CASA

Todos nós estamos construindo uma Casa chamada Vida! Cada um vive na casa que constrói. Cada um vai viver a sua própria vida, e ninguém a vai viver por nós. São sete as colunas que o sábio Salomão fala, e sabemos que o número sete, na Bíblia, é o número da perfeição. Ele mostra como se constrói uma casa, uma vida feliz, com longevidade, com honra, com riquezas, com agrado.

Jesus também ensinou sobre construção, e essa lição deve ser aplicada com as seguintes constantes na nossa vida.
Todos nós estamos a construir uma “Casa” chamada “Vida”. Ou construímos sabiamente ou com insensatez, e vamos ter de viver na “casa” que construímos. Não há como escapar disso.
De uma coisa nós podemos ter a certeza, que a nossa Casa chamada VIDA, será severamente AÇOITADA por tempestades.

A questão não é sabermos SE a tempestade vem, mas SE estamos precavidos para QUANDO ela chegar! No  fim do Sermão do Monte, Jesus terminou com esta ilustração de construção, realçando a atitude de alguns que se apresentarão perante Ele, pensando que  zeram tudo quanto lhes tinha sido mandado, e a resposta de Jesus ser, “Eu Nunca Vos Conheci.” Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu Nome? E, em teu nome, não expulsamos demónios? E, em teu nome, não  zemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Mateus 7:21-23

1- Há necessidade de construirmos a nossa Casa sobre a Rocha, sob a autoridade de Jesus.
Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edi cou a sua casa sobre a rocha.

E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edi cada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edi cou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. Mateus 7:24-26

E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina, porquanto os ensinava com autoridade e não como os escribas. Mateus 7:28, 29

2- Os insensatos edi cam a sua casa de qualquer maneira.
Somente podemos saber qual é a verdadeira qualidade da nossa “Casa”, da nossa “Vida”, nos dias da adversidade. Quando aprendemos mais da Graça de Deus, edi camos a nossa Casa com ouro, prata e pedras preciosas, ou seja, com valores fortes, valores eternos, e não com palha, madeira e feno, conforme as expressões do apóstolo Paulo em 1 Coríntios 3:12.

3- A Casa deve ser construída com valores divinos.
Nós devemos estar convictos de que aquilo que somos, é aquilo que Deus diz. E nós estamos em construção, por isso devemos edi car com Sabedoria.

A continuar...
Posted in
Tagged with , ,

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS