Sabedoria ou Esperteza ?

É provável que muita gente confunda sabedoria com esperteza. A esperteza tem mais a ver com astúcia, malícia, manha, subtileza, e este tipo de comportamento é capaz de aparentar uma certa “sabedoria”, mas pelos seus frutos, revela o quão daninho, perverso, humano e diabólico é.

A Sabedoria é de proveninência divina e os seus resultados são bem diferentes. A perversidade e o oportunismo prolifera como uma praga que corrompe indivíduos, famílias e a sociedade. Quantos se aproveitam da desgraça alheia para enriquecer? Quantos usam a sua esperteza para enganarem outros, sem escrúpulos? É difícil ficar indiferente perante tanta corrupção, tornando um pequeno grupo de “felizardos”, mais prósperos que a maioria da população mundial. Todos os dias, os meios de comunicação informam, mas também formatam e deformam uma sociedade incauta, com coisas repugnantes, que seria melhor nem se tornarem conhecidas.

Na Bíblia, há um dos salmistas que escreve, “Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios. Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força. Não se acham em trabalhos como outra gente, nem são afligidos como outros homens. Pelo que a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência como de um adorno. Os olhos deles estão inchados de gordura; superabundam as imaginações do seu coração. São corrompidos e tratam maliciosamente de opressão; falam arrogantemente... Eis que estes são ímpios; e, todavia, estão sempre em segurança, e se lhes aumentam as riquezas... Quando pensava em compreender isto, fiquei sobremodo perturbado; até que entrei no santuário de Deus; então, entendi eu o fim deles.Salmo 73:3-8,12,16,17

Deus não dorme, e os espertos são derribados repentinamente, num ápice, quando menos esperam. O apóstolo Paulo revela o caráter destes “espertos”: “Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. O fim deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles é para confusão deles mesmos, que só pensam nas coisas terrenas.” Filipenses 3:18,19. Os maus exemplos proliferam, e oramos para que Deus ainda no tempo que estamos a viver, levante homens com a VERDADEIRA SABEDORIA, que amenizem os estragos e seja restaurem a confiança de muitos. Ainda há gente SÁBIA neste tempo, mas muitos acabam por desejar protagonismo, e caem da graça de Deus.

Um dos livros bíblicos mais pragmáticos, isto é, que contêm considerações de ordem prática, realista, sem rodeios, com alvos bem definidos, sem subterfúgios, é o do apóstolo Tiago. “Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.Tiago 3:13,17,18

O homem revela quem é, pela sua conduta. Que haja diferença entre aqueles que servem o Senhor na vida dos outros, com sabedoria, e aqueles que se servem da sua própria esperteza para usarem das coisas de Deus com egoísmo, para benefício próprio.
Posted in
Tagged with , , ,

Related Posts

No Comments


Recent

Categories

Archive

Tags