Assegura o Teu Coração

Fica claro que partindo desta Escritura, devemos morrer pelos irmãos, mas morrer para quê?
1- Morrer para o ódio, (Maldade)

E a primeira história é a de Caim e de Abel, os primeiros filhos de Adão e Eva. Eles trouxeram uma oferta a Deus, e veio primeiro Abel com um cordeiro do seu rebanho. Abel trouxe a oferta – as primícias – o primeiro! Tem a ver com os primeiros frutos.
Caim desenvolveu um mau sentimento no seu coração, a inveja. Caim não gostou do facto do seu irmão ser abençoado, e ele não.
É necessário “morrer para o ódio”. Muitas pessoas confessam, “Eu não tenho ódio”, “Não sou racista”, “Não faço bulling”, mas manifestam ódio de outras formas.
Caim não lhe disse que não gostava do seu irmão. Eles eram irmãos! E o apóstolo João estava a falar dos irmãos da igreja. Uma das manifestações do ódio é o ciúme.
É também a inveja e os sentimentos facciosos.
Precisamos de confessar: “Eu não te odeio, eu te amo!”. Temos de morrer para o ódio em todas as suas manifestações, nos ciúmes, nas invejas e nos sentimentos facciosos. O ódio manifesta-se também no desprezo, no ignorar, no evitar outros. Na realidade, muitas são as vezes que nós evitamos, que ignoramos outros.

De onde vêm as guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais e nada tendes; logo matais. Invejais, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou pensais que em vão diz a escritura: o Espírito que ele fez habitar em nós anseia por nós até o ciúme? Todavia, dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:1-7

A materialização do ódio está descrita no verso 16. “Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitando, lhe fechar o seu coração, como permanece nele o amor de Deus?” 1 João 3:17 devem entregar a sua vida uns pelos outros, não somente pelos seus… Jesus entregou a Sua vida por todos. E penso que isso aplica-se a nós, hoje.
Quando te sentes desconfortável com algumas pessoas que podem parecer “diferentes”, que podem até ser de outra nacionalidade, de outra etnia, com diferentes hábitos, até podes sentir-te ofendido por alguma atitude ou palavra. Mas o apelo não é para que toleres outros, mas para que entregues a tua vida por amor a eles.

2- Morre para a ideia de “fechares o teu coração”.

Exemplo: Já reparaste no “fecho das lojas”, quando estás mesmo a precisar de algo, e não chegas a tempo porque as portas estão a encerrar?” Devemos estar disponíveis! Sermos generosos! Sermos compassivos e misericordiosos. Muitas vezes achamos que temos o direito de nos fecharmos devido a “preconceitos”, “suspeitas”. O apóstolo João está aqui a revelar-nos que, como comunidade, devemos ajudar os irmãos e de não fecharmos o nosso coração. Uma maneira de termos o nosso coração aberto, é entregar a nossa vida. Não devemos ser mesquinhos! Devemos ser generosos até com aqueles que são maus, com mau aspecto! Devemos ser generosos, sem “olharmos a quem”.

Mas em vez disso, nós dizemos aos outros, “Para te ajudar, deves ganhar o meu respeito!”
E ganhámos nós, o respeito de Jesus para que Ele nos abençoasse? Não! Devemos morrer para um coração fechado, e para todas as atitudes que manifestam isso. Claro que há limites! Devido a tanta dor e abusos, nos afastamos de determinadas pessoas, mas isso não anula a que tenhamos um coração aberto para os outros.
Certamente que já invejaste, ignoraste, ou te afastaste de outras pessoas!

3- É preciso morrer para a ideia, “a minha vida“.

Quando rendemos as nossas vidas, estamos a entregá-la. Temos de morrer para a ideia da “minha vida”, em prol da vontade de Deus.
De facto, fui crucificado com Cristo. Meu ego não ocupa mais o primeiro lugar. Pouco me importa parecer justo ou ter um bom conceito entre vocês: não estou mais tentando impressionar Deus. Agora Cristo vive em mim. A vida que vivo não é “minha”, mas é vivida pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. E eu não volto mais atrás.
Não está claro que voltar para a velha religião, de guardar regras e agradar os outros, é abandonar a nova vida de relacionamento com Deus? Não posso desprezar a graça de Deus! Se é possível ter um relacionamento vivo com Deus apenas guardando regras, Cristo morreu em vão”. Gálatas 2:20, 21

Não quero impressionar Cristo! Já não vivo a “minha vida”, senão que vivo a “vida de Cristo”!
Aqui está a CHAVE de “morrer para o ódio”, de “fechar o coração”, de sentir que “a vida é minha”. Lembra-te de Abraão e de Sara, da promessa, de Isaac!
Deus não queria que Abraão, na realidade, matasse o seu filho, o filho da Sua Promessa! Lê Génesis 22:1-14. O sacrifício de Isaac.

Devo MORRER para a minha vida, aquela vida que eu considero “minha”! Deus proverá o cordeiro para o holocausto! Quando tu segues Jesus, haverá momentos que parecem não fazer sentido, que não entendes, tal como Abraão não entendeu, nem Isaac! Mas vamos obedecer ao Senhor! Deus não queria Isaac, pois Deus enviaria o Seu Filho Unigénito. O substituto é Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Rendermo-nos, é entregar-nos, é despojar-nos! “

Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas. E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo e vai-se, e logo se esquece de como era.

Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer. Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua, mas engana o seu coração, a sua religião é vã. A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo”. Tiago 1:21-27 

A despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; a vos renovar no espírito da vossa mente; e a vos revestir do novo homem, que segundo deus foi criado em verdadeira justiça e santidade. Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira; nem deis lugar ao diabo. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia. Antes, sejam bondosos, uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”. Efésios 4:22-32

Pr. Luís Miguel Santos

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS