OBEDIÊNCIA É

“E disse-lhes Jeremias, o profeta: Eu vos tenho ouvido; eis que orarei ao SENHOR vosso Deus conforme as vossas palavras; e seja o que for que o SENHOR vos responder eu vo-lo declararei; não vos ocultarei uma só palavra. Então eles disseram a Jeremias: Seja o SENHOR entre nós testemunha verdadeira e fiel, não fizermos conforme toda a palavra com que te enviar a nós o SENHOR teu Deus. Seja ela boa, ou seja má, à voz do SENHOR nosso Deus, a quem te enviamos, obedeceremos, para que nos suceda bem, obedecendo à voz do SENHOR nosso Deus.” Jeremias 42:4-6
 
A obediência é dar ouvidos à manifestação ou desejo de outrem, realizando. A obediência a Deus é o supremo dever de todo o homem.

“Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.” Atos 5:29

A obediência é um composto de disposição para cumprir aquilo que nos é solicitado, reconhecimento da autoridade daquele que nos propõe, e o nosso desejo dessa realização.
A obediência requer disciplina. Jesus disse: “Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-Me.” Lucas 9:23 

“E sede cumpridores da Palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos… Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.” Tiago 1:22, 25
 
A nossa obediência a Deus pressupõe uma decisão pessoal e honesta do nosso coração e não uma imposição arbitrária e externa.

A Bíblia fala do primeiro rei de Israel, Saul, que se recusou a obedecer a Deus, pelos mais variados motivos, entre eles, o de perder a sua liberdade. E terminou mal. Mas em 2 Crónicas 12:7b-8, Deus promete, “... Humilharam-se, não os destruirei; antes em breve lhes darei algum socorro, para que o meu furor não se derrame sobre Jerusalém...

Porém serão seus servos; para que conheçam a diferença da minha servidão e da servidão dos reinos da terra.” Ao nos colocarmos sob o domínio de Deus, é a única maneira de sermos realmente livres! A obediência a Deus traz muitos benefícios. Consideremos alguns!
 
Primeiro. A nossa obediência abençoa os que nos rodeiam, “E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à Minha voz.” Génesis 22:18

Segundo. A nossa obediência inspira outros a obedecerem também. “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR. Então respondeu o povo, e disse: Nunca nos aconteça que deixemos ao SENHOR para servirmos a outros deuses;” Josué 24:15,16

Terceiro. A nossa obediência faz-nos prosperar e sermos vitoriosos. “E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.” Deuteronómio 28:13

“Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra. Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse.” Isaías 1:19

Quarto. A nossa obediência livra-nos do pecado e das suas terríveis consequências: “Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça”. Romanos 6:17,18

Quinto. A nossa obediência faz com que sejamos cheios do Espírito Santo de Deus: “E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.” Atos 5:32
“E, sendo Ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;” Hebreus 5:9
 
É tão benéfico obedecer a Deus!
O ato de obediência que mais alegra o coração de Deus Pai é o começo de todo o processo de um relacionamento com Ele!
 
“A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que Nele crer não será confundido. Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.” Romanos 10:9-13

Ser obediente ou desobediente depende de cada ser humano ao se encontrar com a Verdade. Isso está exemplificado nesta Parábola de Jesus.
 
“Mas, que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha. Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi. E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo; e, respondendo ele, disse: Eu vou, senhor; e não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus.”
Mateus 21:28-31

O primeiro filho não estava disposto a ir, em obediência ao pai. Recusou-se a fazê-lo, mas depois mudou de atitude e foi.
O segundo mostrou-se logo disposto a fazê-lo, mas acabou por não ir…
Aqui fica a manifesto o contraste entre o que se diz e o que se faz. Mas o importante é obedecermos a vontade do Pai e a realizarmos. Jamais serão apenas palavras que revelarão o nosso comportamento, mas as nossas atitudes e ações…

Jamais seremos capazes de julgar os comportamentos dos outros, se nem soubermos lidar com os nossos… Aquele que considerou em não fazer o que lhe estava a ser pedido, acabou por ir trabalhar para a vinha do seu pai.
Deus chama-te! Aquilo que é o teu dom e a tua função, ninguém a vai cumprir. Deus continua a trabalhar, a aperfeiçoar e a completar a Sua Obra em ti e nos demais, mas importa obedecer!
 
O progresso foi e será sempre pessoal e coletivo.

O apóstolo Pedro aconselha-nos, “Deixando toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele, vades crescendo, se é que provastes que o Senhor é benigno”. Isto é crescer espiritualmente no plano pessoal.

E chegando-vos para Ele, Pedra Viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.” Isto é crescimento coletivo, como Igreja de Jesus, da qual já fomos chamados por Deus para fazer parte, como pedras vivas.

Quem és, e onde tu estás, és o escolhido ou escolhida de Deus para cumprires o Seu propósito, onde outros não alcançarão. Está em causa, a ti, a tua família, a cidade, o país onde habitas, o mundo onde vives!

Escolhe obedecer!
J.F.

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS