UM TRIPLO CONVITE PARA SI

VINDE a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei.
TOMAI sobre vós o Meu Jugo,
APRENDEI de Mim, que sou manso e humilde de coração;
E encontrareis descanso para as vossas almas. 
Porque o Meu Jugo é suave e o Meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30

O convite de Jesus é universal e abrange todas as gerações neste Tempo da Graça.
Na literatura judaica, o “jugo” representa a soma total das obrigações prescritas na Lei de Deus, que deveriam ser assumidas pelos aprendizes. O que Jesus quer dizer com o tomarmos o Seu jugo é: Tornarmo-nos Seus companheiros e discípulos.

O jugo vai unir-nos a Ele de tal maneira que não haverá ninguém mais próximo. Caminharemos em um mesmo sentido, num mesmo propósito, cumprindo objetivos e alvos até que cheguemos à Meta final.

Este convite e desafio de Jesus, não é muito popular, nem acatado por muitos, porque a sua exigência é grande. Enquanto o homem procura alívio para as suas “aparentes dificuldades”, Deus pede que o homem troque de vida. Ao estarmos dispostos a aceitar o jugo de Jesus, é Ele que se encarrega de fazer cair os nossos pesados fardos com a Sua grande Salvação e prosseguir com o Seu jugo e fardo leve…

O problema da Humanidade é de muitas pessoas não estarem dispostas a mudar de vida. Conformam-se com aquilo que vivem, bom ou mau, ou na situação em que se encontram, e pensam que sozinhos são capazes de controlar tudo. Pensam que não estão para viver debaixo do jugo de ninguém. Mas não sabem que o fardo que carregam avoluma-se mais e mais com o passar do tempo, e é por isso que Jesus lança este CONVITE tão importante e necessário.

O JUGO de Jesus é amparo e direção na caminhada neste mundo. O Jugo de Jesus é suave e leva-nos a uma vida com propósito, útil, com bom sucesso e indo mais além do que alguma vez imaginamos. Quando tomamos o jugo de Jesus não há espaço para outros jugos… O homem de Deus aprende a não os querer e a receber o poder para os rejeitar.

“Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?” Atos 15:10

“Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.” Gálatas 5:1

Estes jugos que são mencionados por Lucas e Paulo são terríveis e são o que uma grande parte da Humanidade está sujeita por rejeitar a Cristo.
Jesus Cristo quer, através deste jugo, estar bem junto a nós, lado a lado na vida, levando-nos a aprender Dele.

Muitos não estão dispostos a andar com Jesus. Mas aquele que ouve a Sua Palavra, que se identifica com os Seus ensinos e que está disposto a vivenciá-los, torna-se um verdadeiro discípulo Dele, através do Seu Espírito Santo.

Um compromisso de jugo é uma aliança com Jesus Cristo. É glorioso e simples, mas não é fácil. A exigência do discipulado é elevada. Leva-nos a abrir mão da nossa vida em plena confiança Naquele que nos guia e suporta o maior peso. Como não amar e confiar Naquele que TUDO PODE e nos fortalece para ultrapassarmos todas as agruras do caminho? Mas muitos não podem ser Seus discípulos. O Cristianismo resume-se em duas palavras simples: SEGUIR JESUS.

Jesus ainda está a desafiar-nos a ir por todo o mundo e a fazermos discípulos para Ele.

O Discipulado não é somente um curso bíblico que nos capacita para melhor servir a Deus, mas um percurso, uma forma de vida. Não dá para mudarmos as regras Daquele que nos chama a segui-Lo. E para nos dar Segurança, Jesus promete-nos estar connosco todos os dias, capacitando, fortalecendo, ensinando, ajudando, livrando do mal, dos perigos, e iluminando nosso pensar e agir… Se estivermos Nele e se as Suas palavras estiverem em nós, pedimos o que necessitamos e nos será feito. “Portanto eu digo: Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim sucederá.” Marcos 11:24.

Os requisitos para sermos verdadeiros discípulos, ainda se mantêm...

Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-Me; pois, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de Mim, achá-la-á.Mateus 16:24,25

Jesus não força, não obriga ninguém a segui-Lo. “Se alguém quer vir após Mim…

Ser discípulo de Jesus é trocarmos de vida com Ele. Negamo-nos a nós mesmos, tomamos a causa de Cristo sobre nós, e seguimos com perseverança para cumprimento dos objetivos diários, atingindo os alvos requeridos, até chegarmos à Meta, um lugar de gozo eterno com Ele.

Um discípulo leva o jugo com satisfação, pois sabe Quem vai consigo e qual é o propósito. Voluntária e decididamente aceita a dor, a vergonha e a afronta por amor ao seu Senhor. As pessoas que têm um compromisso com Deus marcam a diferença no mundo. São gente mais corajosa e destemida. Sabem quem são, onde estão, porque estão e para onde vão.

O mundo despreza ou envergonha-se dos verdadeiros discípulos, como o fizeram com Jesus. Mas se sofrermos por fazer bem isso é uma bem-aventurança e isso não nos deve entristecer, mas encher-nos de mais e ainda maior alegria.

Há um conceito errado sobre o tomar o jugo de Jesus ou levarmos a cruz. Quando há doença, problema, tribulação, aflição e outras dificuldades, e ouvimos, “Esta é a minha cruz”, pode ser uma “cruz” para eles, mas não é a cruz que tem a ver com a disposição de se sacrificar por Cristo Jesus e pela Sua Obra.

O “levar da cruz” é aplicado ao homem salvo e pode ter somente um sentido. Há um entre outros exemplos de discípulos que levaram a cruz, “Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus.” Atos 5:41

Mesmo no meio de ameaças, perseguições, desprezos os discípulos seguem Jesus Cristo onde quer que sejam levados por Ele, refletindo a Sua mentalidade e proclamando o Seu Nome.

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,” Filipenses 2:5

“Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o Exemplo, para que sigais as Suas pisadas.” 1 Pedro 2:21

Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á.” Mateus 10:37-39

É imprescindível para nós, seres humanos, termos e mantermos firme e fiel uma intimidade com Cristo. Esse é o jugo com Ele. Essa é o companheirismo com Cristo que nos permite aprender Dele, que é manso e humilde de coração, para que tenhamos a Paz de Deus no nosso íntimo e sejamos uma bênção na vida daqueles que nos rodeiam, levando a nossa cruz fielmente até que nos seja trocada por uma coroa de glória.

J.F.
Posted in
Tagged with , ,

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS