NADA ME FALTARÁ

No Salmo 23, o salmista testemunha do Senhor como seu Pastor.
Apesar da segurança que a Palavra de Deus nos transmite, nós estamos sempre empenhados em “fazer o trajeto do suprimento” juntamente com Ele.

“As coisas não caem do céu”, dizemos nós. Mas elas são alcançadas apenas pela misericórdia e benignidade do Senhor do céu.
A confiança e ação do salmista levava-o a tomá-las em sua mão, de modo a que nada lhe faltasse.

Os pastos verdejantes, as águas tranquilas, o refrigério para a sua alma e a condução do Senhor pelas veredas da justiça, por amor do Seu nome, eram a expectativa do salmista no Deus em quem confiava.

O Senhor guia-nos mansamente. Ele nos ensina a andar Nele e com Ele. Nós caminhamos conforme e de acordo com as forças que nos são concedidas. Não somos forçados a caminhar, mas se for necessário correr ou fugir do perigo, é Ele que nos capacita para isso. O importante é nos deixarmos conduzir. A impaciência ou a rebelião em ser conduzido pelo Senhor leva-nos até à maior das infelicidades, ficarmos distantes Dele.

O tempo de Descanso é também tão necessário. E o salmista diz-nos que Ele nos faz deitar em pastos verdejantes. E nada te faltará. É aqui que o salmista aprendeu, e tu e eu precisamos de aprender a caminhar e a confiar na providência divina. Pela falta de descanso, tal como a de se não deixarem conduzir, vão levar-nos às dificuldades que por vezes são maiores do que podemos suportar. É preciso termos coragem para agirmos em obediência ao Bom Pastor.

Passar pelos vales de sombra ou morte é tenebroso demais, sem Deus como nosso Pastor, mas com Ele, passamos juntos pelas provas ou dificuldades que vão surgindo ao longo do caminho. O Salmista diz-nos poeticamente que a Sua vara e o Seu cajado serviam de segurança e consolo. Quando e se os inimigos se aproximassem dele, teriam de se haver com a Vara e o Cajado do Senhor! Para eles, não seria motivo de conforto, mas de punição.

O Bom Pastor sempre se levantará para nos proteger e para nos defender dos nossos inimigos! O Salmista testemunhava que o Senhor preparava uma Mesa para ele na presença dos seus inimigos. Se tens a Deus como teu Amigo, deixa que Deus se mostre aos teus inimigos que Ele é teu Amigo! E eles ficarão a saber, que se Deus é por ti, ninguém vencerá se for contra ti!

Não será FELICIDADE esta segurança que Deus nos concede por confiarmos Nele, sendo Ele Deus Fiel? Quem de nós, no nosso dia-a-dia, não procura o equilíbrio, a estabilidade, a segurança, a esperança, a fé e o amor que faz com que tudo isso aconteça?
Nós podemos contar com a bondade e benignidade do coração de Deus.
Neste tempo da Graça de Deus, Ele pela sua misericórdia, não nos dá aquilo que merecemos de acordo com as nossas imperfeições e pecados, castigando-nos, mas dá-nos o perdão e benignidade, de acordo com a sua imensa graça. E estas coisas nos seguirão todos os dias da nossa vida.

E tudo isto está ao teu alcance também!
Estamos a entrar no novo ano 2024. Há pessoas que contam a sua vida por anos, fases, acontecimentos, obras realizadas, ganhos ou prejuízos. No entanto, o nosso Bom Pastor, o Senhor Jesus Cristo ensinou-nos a viver um dia de cada vez. “O pão nosso de cada dia, nos dá hoje”, e a advertência, “Se hoje ouvires a Sua voz, não endureças o teu coração”, está repetida várias vezes na Bíblia.

Tudo o que o teu coração ambiciona está ao dispor de Deus. Planos, sonhos, projetos, apenas serão realizados com a Sua permissão, porque Ele quer que Lhe dês a glória que Ele merece, porque sem Ele NADA podes fazer. Cada uma das tuas diligências para o ano novo, segundo a contagem humana, está em sequência do Hoje que Deus te dá.
Queres um novo ano melhor? Cheio de bênçãos? Elas não estão nas coisas exteriores a ti, mas está dentro de ti, no coração que Ele te dá!

A Paz, o amor, a alegria que a Felicidade em Cristo nos traz, não é passageira, nem inconstante. Ela é permanente apesar das circunstâncias. Ele não é encontrada noutras pessoas ou coisas, mas em Deus, na tua comunhão com Ele, no teu quotidiano. Assim como precisamos alimentar-nos do alimento físico para subsistirmos, precisamos Dele para VIVERMOS.
“Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:33

A Deus pertence a gestão dos teus anos, a ti pertence a gestão do teu Hoje com a ajuda Dele. Deus abençoe os teus dias. Um bom Ano!

No Comments


Recent

Archive