CONSELHOS PRÁTICOS DE ROMANOS 12

18 DE DEZEMBRO
“Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;” Romanos 12:15
 
Esta exortação recorda-me 1 Coríntios 12:26: “De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.”
Parece que é mais fácil chorar com os que choram do que alegrar-se com os que se alegram. A adversidade naturalmente nos predispõe a compartilhar da tristeza dos que sofrem, isto porque ao nos alegrarmos com os que se alegram, pode em alguns casos provocar inveja ou ciúmes. 
Das duas coisas, no entanto, repito, é mais fácil simpatizar com as tristezas de outro porque neste caso quem assim se encontra precisa de nós, por isso é mais nobre.
O sábio Salomão dizia: “Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração.” Eclesiastes 7:2
O Corpo de Cristo é composto de pessoas individuais, mas que ao serem colocadas no Corpo, não vivem mais para si mesmos. Passamos a ser uma família. “Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;” Efésios 2:19. Numa família, os membros têm um cuidado especial de uns para com os outros. Estas virtudes não são inerentes à natureza humana, por causa do egoísmo. Paulo descreve antes a solidariedade humana, mas esta virtude de estar perto dos que sofrem e dos que se alegram, esta é uma capacidade da natureza humana regenerada, isto é, transformada por Jesus. Haja em nós o mesmo sentimento de Cristo. 
“Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.” Filipenses 2:4
 

No Comments


Recent

Archive