19 de Maio: Deus faz-nos novas criaturas

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” 2 Coríntios 5:17


Há coisas do nosso passado que tentam manter-se presas a nós. Há muitas más memórias que insistem em voltar para nos impedir de caminhar livremente, culpas que tentam sobreviver, mas amarrando-nos. São marcas que querem definir quem somos. Mas Deus declara algo maravilhoso sobre nós: “Somos novas criaturas em Cristo Jesus”.
Não “renovados”. Não “melhorados”. Não “ajustados”, mas “Novas criaturas”.
O ser “nova criatura” não é uma versão melhorada da antiga, é uma identidade completamente transformada por Cristo Jesus.

O que aconteceu no passado não manda mais. O que foste não te define mais. O que fizeste não te aprisiona mais. O que te feriu não te governa mais.

A nova criatura em Cristo está morta para as coisas passadas, e disposta a viver para o “novo de Deus”. “Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.” Romanos 6:11-13

Paulo não nos diz que “as coisas velhas vão passar”. Ele diz: “já passaram.”
As coisas velhas são passadas, acabaram, foram resolvidas na cruz. Logo, tudo se fez novo. “Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.” Efésios 2:13

A novidade de Deus não depende do nosso desempenho, depende da obra de Cristo em nós. “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:10

Quando Deus te faz “novo”, essa obra é completa, profunda, e a transformação “verdadeira”, não é volta para o velho homem. Deus decidiu reescrever a tua história.
O que Deus escreveu para a nossa vida não pode ser apagado por circunstâncias, pessoas ou inimigos.
Posted in

No Comments


Recent

Archive

 2026