Começa Agora Uma Nova Vida!

“Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação.” 2 Coríntios 6:2

Estamos no final do ano, tempo no qual as pessoas costumam tomar resoluções para o novo ano, onde estabelecem objetivos para o novo ano. E isso implica mudanças. Mudanças nos seus relacionamentos. Mudança nos seus hábitos alimentares. Mudanças nos seus hábitos de gestão de tempo e finanças…

No entanto, por muito importante que sejam essas resoluções esses objetivos, apenas 8% das pessoas alcançam os seus objetivos financeiros e 80% falha nos seus objetivos, especialmente nos de saúde.

Por que razão as pessoas tomam resoluções para o novo ano?

As pessoas tomam resoluções por desejar melhorar determinadas áreas das suas vidas que foram identificadas nas retrospetivas do ano que foi passado.

Quando Senhor falou ao seu povo: “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que farei uma coisa nova.” (Isaías 43:18,19), referia-se a um CAMINHO NOVO, a Jesus Cristo, que é o Caminho, a Verdade e a Vida!

Deus quer fazer algo novo na tua vida, e quer começar agora!

Quando pesquisei como surgiu a ideia de desejarmos um “BOM ANO NOVO”, vi que é uma tradição de Origem religiosa, muito antiga. Por exemplo, na Babilónia faziam-se promessas aos seus deuses, no início de cada ano, no que se referia a pagar dívidas e a devolver artigos emprestados. Já os romanos começavam cada ano a fazer promessas ao deus JANUS, do qual deriva o nome janeiro.

Eu penso que as pessoas devem pagar as suas dívidas e a devolverem o que lhes foi emprestado, mas na realidade nunca tinha considerado a origem do nome do primeiro mês do ano! Mas no fundo, o meu interesse, a minha oração, é que as pessoas desejem mudar, pois isso é o que mais interessa a Deus! Foi por isso que Ele nasceu em Belém. Foi por isso que Ele viveu e pregou neste mundo durante 33 anos e meio. Foi por isso que Ele discipulou 12 homens para continuar com a Sua mensagem. Foi por isso que Ele permitiu-se ser crucificado na Cruz. Foi por isso que Ele ressuscitou ao terceiro dia. E foi por isso que Ele oferece perdão dos pecados através do arrependimento e do batismo. E foi por isso que Ele prometeu a Plenitude do Seu Espírito Santo para todos nós.

Deus está no “negócio” de ajudar as pessoas a mudar a sua vida!

Se depois dos votos de fim de ano, apenas 8% das pessoas são capazes de alcançar as suas resoluções financeiras, e 20% as suas metas de saúde, Deus sabe muito bem que somos incapazes de viver neste mundo relacional e espiritual da maneira que desejamos. E Ele sabe muito bem que nós somos incapazes de viver da maneira como Ele nos ordena…

Entenda! Se queremos experimentar mudanças reais, positivas, significativas e duradouras nas nossas vidas, (especialmente mudanças espirituais), vai demorar muito mais se qualquer um de nós tentar por conta-própria. E vai viver frustrado, porque não vai conseguir sozinho. É necessária a ajuda Divina!

Então, como começa tudo? Ou melhor ainda... Quando começa tudo?
Esta é uma grande pergunta!


Para muitas pessoas, a única vez em que consideram seriamente uma mudança na vida, é quando tomam uma “Resolução de Ano Novo”. Mas, honestamente, todos fazemos pequenas mudanças incrementais nas nossas vidas, todos os dias. De certa forma, as nossas vidas são como um navio no mar, sendo empurrados de uma maneira, ou de outra, por situações e circunstâncias diversas. E as nossas respostas a essas coisas, resultam em mudanças graduais que determinam a direção que as nossas vidas seguem.

Esse tipo de mudança, por vezes vem por reação às circunstâncias. É involuntária muitas vezes. E, geralmente, nos leva onde realmente não queremos. Daí, a necessidade que cada um sente de “tomar resoluções de Ano Novo”, (o que na verdade é ilusória).

Honestamente, essa é a razão pela qual precisamos da ajuda de Deus nas nossas vidas! Porque, espiritualmente, todos, e cada um de nós, somos naturalmente atraídos pelas coisas deste mundo, e que na verdade, nos destroem espiritualmente e nos separam de Deus e de Sua vontade para as nossas vidas. E posso sugerir HOJE que talvez, (e apenas talvez), devamos fazer mais do que tomar uma resolução de Ano Novo! Se realmente quisermos o tipo de mudança que faça a diferença nas nossas vidas, (fazendo-nos viver acima da culpa, e da vergonha do nosso pecado), é começar com uma entrega pessoal a Deus.

Já consideraste que é possível haver alguma mudança na vida de alguém HOJE, não por que é Ano Novo, mas porque simplesmente decidiram "Começa agora!"? E isso está na coragem de dizer, “Eu estou pronto! Já basta! Está na hora de me lembrar do meu Criador e me entregar a Ele, tudo o que sou e tudo o que tenho!”

Imagina se fizermos isto todas as semanas! Estaremos de volta aqui na próxima semana, e na semana seguinte, a oferecer às pessoas a oportunidade de mudar as suas vidas e corrigir os seus “assuntos” com Deus. Não é uma coisa de passagem para o ano novo. É uma coisa de começar a qualquer momento. É um "COMEÇA AGORA"! Enquanto vivermos, vamos precisar de tomar essa decisão muitas vezes!

Em Atos 2:39, Pedro disse àquelas pessoas no Dia de Pentecostes: “Porque a Promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe, a TANTOS QUANTOS Deus, nosso Senhor, chamar.” E aquelas pessoas perguntaram a Pedro, (isto há mais de 2000 anos), o que devemos fazer? Que mudança precisa acontecer? Como podemos mudar as nossas vidas? E Pedro disse-lhes a mesma coisa que eu vos digo hoje: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo!” Atos 2:38.

Vê bem! Não podemos CONSERTAR a nossa condição espiritual! Tu e eu, precisamos do perdão de Deus. É por isso que é-nos exigido o arrependimento, e nos arrependemos, e somos batizados nas águas e com o Espírito Santo!

E todos nós precisamos desse dom do Espírito Santo, se quisermos ter a oportunidade de viver acima dos ataques que o Diabo tenta contra nós para nos impedir de viver para Deus!

Mas não decidamos fazer isso só no Fim do Ano, só por que se inicia um Ano Novo!
Podemos fazê-lo em fevereiro, ou em março, ou em abril! Em qualquer dia da nossa vida. E isso fica registado no céu, no Livro da Vida.

Temos também o exemplo da decisão de Josué, quando renovou a sua aliança com Deus em Siquém. Ele lembrou ao povo como lhes tinha sido entregue Canaã, e apelou a que temessem ao Senhor, e o Servissem. E ele próprio deu o exemplo, tomando essa resolução. “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, ESCOLHEI HOJE A QUEM SIRVAIS: Se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; PORÉM, EU E A MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR. Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade, e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do rio e no Egito, e servi ao SENHOR.” Josué 24:14,15

NO NOSSO CAMINHAR DIÁRIO COM DEUS

O autor da Epístola aos Hebreus diz: “Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta.” Hebreus 12:1  

É necessário ser paciente, consistente. Todos os dias!  Não é apenas no ano novo. Não é apenas ao domingo! É uma caminhada com Deus, não uma visita à sala de emergência espiritual. Não vimos aqui apenas quando a nossa vida se está a desmoronar. Não oramos apenas quando não temos alternativa! Nós não adoramos ao Senhor porque são 10 :30 horas da manhã de um domingo, mas porque estamos caminhando com Deus cada dia da semana!

Estamos na igreja quando as portas da igreja estão abertas, elas não se fecham, pois nós somos a Igreja. Oramos todo o tempo, não apenas porque estamos a enfrentar a pior situação… Se alguém estiver a pensar no seu coração, “Eu preciso de  mudança na minha vida”. Ok, comece agora! Se alguém está a pensar, “A minha família realmente precisa de ajuda”. Então começa agora!

Não se trata de um  Ano Novo, mas do facto de que és amado e aceite por Jesus! E Ele quer que vivas acima disso que te sobrecarrega, e que sejas bem-sucedido no que és e no que fazes, confiando Nele! “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.” Rom 8:28

Não podemos mudar a nós próprios, sozinhos. Precisamos da ajuda de Deus!

Repare na carta à Igreja em Laodiceia:
“E ao anjo da igreja que está em Laodiceia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus. Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente! Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu), aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo. Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Apocalipse 3:14-22

Repara bem neste texto da Bíblia! É necessário abrires a porta do teu coração. Abre essa porta!

O convite de Jesus é: “COMEÇA AGORA!”
Abre a porta do teu coração, da tua mente, da fé Nele! E ao abrires, deixa Jesus entrar! Tudo começa no momento em que abres a porta, e depois dizes, “SIM” a Deus. Aí estás a dar permissão que Ele governe a tua vida! (Não que Ele não tenha poder de o fazer sem a tua permissão, mas porque Ele não se impõe! Ele quer que o homem faça essa decisão perante Ele. Ele vai fazer aquilo que tu não podes nem sabes fazer!”)

Muitas pessoas querem jogar "o durão", dizendo: “Não! Eu posso mudar-me sozinho. Não preciso da ajuda de ninguém.” Mas tenho notícias para ti… Haverá momentos na tua vida, em que não somente precisarás da ajuda de outras pessoas, e vais precisar muito da Ajuda de Deus!

E  se precisares da ajuda Dele, de uma maneira realmente grande? Se quiseres essa ajuda, terás de começar por aceitar a Sua Graça! E ela pode ser aceite AGORA!
Não és tu que vais arranjar maneira de resolver os teus problemas sozinho! Também não precisas de um treino ou de um treinador! Podes inclinar a tua cabeça agora mesmo, em reverência diante de Deus, e pedir perdão pelos teus erros e pecados e pedires a salvação e direção que precisas. Entrega tudo a Jesus Cristo, com sinceridade! (Ele está à distância de uma oração!).

Talvez já o tenhas feito, mas podes renovar HOJE a tua aliança! Há um convite para ti!
“Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas e os joelhos desconjuntados, e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja se não desvie inteiramente; antes, seja sarado. Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,” Hebreus 12:12-14

Que hoje seja o momento de decidires. “Toma a minha vida nas tuas mãos, Senhor!
Esta decisão terá consequências na tua vida! Toma nota do que te diz a Palavra de Deus!

… E RECEBERÁS PAZ!
E essa paz que depois podes ter com Deus e com as outras pessoas, é sinónimo de harmonia. “Se for possível, quanto estiver em vós, TENDE PAZ COM TODOS OS HOMENS.” Romanos 12:18

“Bom é o sal, mas, se o sal se tornar insípido, com que o temperareis? Tende sal em vós mesmos e PAZ UNS COM OS OUTROS.” Marcos 9:50

“Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, VIVEI EM PAZ; e o Deus de amor e de paz será convosco.” 2 Coríntios 13:11

… E RECEBERÁS SANTIFICAÇÃO E VIDA ETERNA!

“Mas, agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, TENDES O VOSSO FRUTO PARA SANTIFICAÇÃO, e por fim a vida eterna. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.” Romanos 6:22,23

“Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a SANTIFICAÇÃO.”
1 Tessalonicenses 4:7

Nesta santificação, estamos consagrados a Ele!
Meus olhos se fixarão Nele! Hebreus 12:2
O meu espírito, alma e corpo pertencem somente ao Senhor. 1 Tessalonicenses 5:23
Os meus pés andam nos Seus caminhos. Hebreus 12:1
As minhas mãos estarão sempre prontas para fazer o bem. Efésios 4:28
Os meus pensamentos ocupam-se com Ele. Colossenses 3:2
O meu coração está confirmado pela graça. Hebreus 13:9
O meu corpo é um sacrifício vivo! Romanos 12:1

COMEÇA AGORA!

Posted in
Tagged with , , ,

Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS