O Homem Prudente

“Todo prudente age com conhecimento, mas o tolo espraia a sua loucura.” Provérbios 13:16  

Quem é prudente expressa prudência com precaução e sensatez; e é cauteloso.
É alguém que se livra do perigo; que demonstra cautela; é ajuizado.

Quem tem o hábito de se precaver; que se prepara de maneira antecipada é precavido. O sujeito prudente está sempre preparado para as dificuldades. Não significa que seja pessoa que viva debaixo do medo, mas pode usá-lo para se preparar para o que pode acontecer.

Jesus na concluiu o Sermão do Monte desta maneira: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. Mateus 7:24,25  

Quem adquire conhecimento age de acordo com ele, este ao mesmo tempo torna-se sábio. Foi no encerrar do seu discurso que Jesus, chamou a atenção para os que o ouviam.
O ouvir é prestar atenção ao que é ensinado. Constitui-se homem prudente aquele que dá ouvidos ao que lhe é ensinado, porque tem oportunidade de se preparar para os momentos mais dificeis que possam porventura vir à sua vida. Não fazer caso ou não dar ouvidos aos conselhos sábios da Palavra de Deus, é ser descuidado.

As palavras de Jesus constituem um importante aviso para a seriedade do caminhar com Ele. Temos consciência de que muitos de nós somos mais inclinados a ouvir do que a praticar, mas temos que perceber que a vida cristã tem que estar fortemente alicerçada, para que quando vierem os maus momentos, estarmos e termos a nossa vida como um edifício bem cimentado na Palavra.

A prudência não é só vista nesta área da vida. Num outro momento, Jesus alertou para a necessidade de sermos pessoas prudentes, porque no meio em que nos inserimos, as pressões são muitas, e não podemos descurar conselhos tão impostantes:

Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas. Mateus 10:16  

Não nos podemos esquecer que estamos no mundo, mas que não somos do mundo. A nossa vida não pode, nem deve estar sujeita a esta mentalidade reinante.

A serpente não é um animal que nos traga boas recordações, foi ela que esteve de alguma maneira envolvida na desobediência do ser humano logo após a sua Criação. No entanto, se nessa altura não era conveniente dar-lhe ouvidos, apesar de sabermos que se encontrava por detrás de toda a trama para levar o homem a cair e a se afastar de Deus.

Aqui Jesus diz que em virtude na nossa função neste mundo, devemos usar a mesma cautela a fim de nos precavermos contra ciladas hostis.

Essa atenção que Jesus estava buscando da parte deles, fica clara quando Ele termina a orientação dizendo para aquelas pessoas serem, primeiramente, prudentes como as serpentes.

A palavra prudente aponta para “inteligência, esperteza, sabedoria, cautela”. Assim como a serpente tem todas essas características que trazem a ela mais segurança para escapar dos seus predadores, os discípulos também deveriam buscar essa característica enquanto estão comissionados na tarefa de irem e de fazerem discípulos em toda as nações…

O que levou Jesus a dar este tipo de conselho, e que ligação existe entre a pureza da pomba com a esperteza da serpente?

Retidão e prudência são a base para escapar de perigos desnecessários, mas de forma digna! Os discípulos não poderiam ser somente puros como a pomba, pois, como ela, seriam prezas fáceis diante dos predadores, mas deveriam combinar essas duas boas características para o sucesso da obra e proteção deles mesmos perante os perigos desnecessários!

Sejamos, conforme o conselho de Jesus, simples e prudentes!

Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS