O Justo Viverá Pela Fé

São três os versículos no Novo Testamento que fazem esta afirmação. Romanos 1:17; Gálatas 3:11 e Hebreus 10:38. Mas a alusão é feita a uma palavra de um dos profetas do Antigo Testamento, mais concretamente a Habacuque.

Eis que a sua alma se incha, não é reta nele; mas o justo, pela sua fé, viverá. Habacuque 2:4  

Esta palavra de Deus, dirigida a Habacuque, é muito interessante, porque o justo vive pela sua fé, pode parecer estranho mas percebendo o que a Bíblia diz sobre isto, nós não podemos viver pela fé de ninguém. Aliás a Escritura Sagrada diz: “Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus…” Romanos 14:22  

A fé não pode ser imposta, nem é passada de pais para filhos. A fé é pessoal e intransmissível. A fé não é adquirida por irmos ou por pertencermos a alguma comunidade religiosa.
A fé é um dom de Deus, conforme podemos ler em Efésios: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.” Efésios 2:8

Mas não se trata de um presente dado em mão, em que tu se o quiseres como teu tens que o receber, não. A fé como dom de Deus é-te concedido quando tu ouves a Palavra de Deus e confias ou acreditas naquilo que Deus diz. Ora repara bem na seguinte Excritura:

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17

A fé que a Bíblia fala, nada tem a ver com as afirmações que por vezes ouvimos de certas pessoas e cuja resposta é: “Eu também tenho fé.”

Em alguns casos podem ser verdadeiras, uma vez que tais pessoas se relacionam com Jesus, tendo sido salvas por Ele, e continuam vivendo, como dissemos no princípio, vivendo pela fé.
Mas temos que perceber de que não é pelo facto de sermos religiosos podemos afirmar que temos fé.

Quem confia em Deus vive de acordo com a vontade Dele, quem tem fé em Deus e vive por ela é uma nova criatura, e a sua fé o sustenta na sua caminhada cristã, diária.

Como é que alguém pode assegurar que tem fé e vive fora do plano e propósito de Deus para a sua vida?
A fé não é a confiança que temos de que iniciamos uma viagem e que se tudo correr bem, chegamos até ao fim.

A fé está centrada em Deus e é a base da relação dos que creem em Nele, se relacionarem com Ele. Isso é o que nos é dado a entender pelo autor da carta do Novo Testamento, aos Hebreus:

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus CREIA QUE ELE EXISTE e que É GALARDOADOR DOS QUE O BUSCAM. Hebreus 11:6

Para muitos, a fé não faz qualquer sentido. É para os fracos e desvalidos, porque apenas creem naquilo que vêm e que tocam, e Deus está fora de questão para eles, porque não o veem, e muito menos lhe podem tocar.

Então permitam que interrompamos os vossos pensamentos, e respondam simplesmente a uma pergunta: “Existe o Covid-19 ou se preferirem, o Coronavírus?
Será necessário verem ou ficarem doentes para crerem que ele existe?

Deixamos a vossa consideração e reflexão estes dois versículos, e medite neles.

Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis. Romanos 1:20  

Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas. 2 Coríntios 4:18  

Recent

Archive