Uma Pergunta Pertinente

Pois que aproveita ao homem, ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Mateus 16:26  


Confesso que não sei até que ponto consigo ou consigamos dar uma resposta satisfatória a esta pergunta. É mais fácil passar os nossos olhos pela Palavra de Deus, e não nos fixarmos tanto em “pormenores”, mas digo que são muitas vezes este e outros pormenores que manifestam a grandeza, não só das palavras que lemos, mas mais ainda, do seu Autor e Inspirador.

Podemos dar uma resposta rápida, para aliviarmos a nossa consciência, mas a ela certamente continuará a “martelar” nas nossas consciências.

Se alguém vive com o objetivo de amealhar o mais que puder para viver nesta vida, desafogadamente e sem sobressaltos, não sabe nem entende a razão pela qual nasceu. Jesus falou nisso numa parábola, que está intimamente ligada ao que no meu coração fervilha.

“E propôs-lhes uma parábola, dizendo: a herdade de um homem rico tinha produzido com abundância. E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. 
E disse: Farei isto: derribarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; e direi à minha alma: alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será?” Lucas 12:16-20

Que aproveitamento teve este homem? Nenhum.
Quando pensava que agora é que estavam criadas as condições excecionais para viver a vida, esta foi-lhe pedida ou tirada. Provavelmente é melhor ser abastado do que ser pobre, porque pode, “aparentemente”, dar mais regalias do que aquele que não tem nada. Mas tudo isso não passam de suposições humanas.

A parábola de Jesus tem um contexto que precisamos de ter em conta. O ensino tem a ver com um conceito humano errado que temos sobre a questão do “ter” ou “possuir” muitas coisas. Jesus quis ensinar aos que assim pensavam, conforme podemos ver: “Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.” Lucas 12:15

Também temos outro livro, o de Provérbios, que é muito rico neste ensino.

“Melhor é o pouco com o temor do SENHOR do que um grande tesouro onde há inquietação. Melhor é a comida de hortaliça onde há amor do que o boi gordo e, com ele, o ódio.” Provérbios 15:16,17

David dizia: “Vale mais o pouco que tem o justo do que as riquezas de muitos ímpios.” Salmo 37:16

Há uma outra palavra do rei Salomão que esclarece muito a nossa alma: “O proveito da terra é para todos; até o rei se serve do campo. O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isso é vaidade. 

Onde a fazenda se multiplica, aí se multiplicam também os que a comem; que mais proveito, pois, têm os seus donos do que a verem com os seus olhos? Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir.” Eclesiastes 5:9-12

Se tiver oportunidade de ler todo o capítulo 5, verá que o autor diz ser de maior proveito poder desfrutar desta vida é o de contemplarem com os seus próprios olhos o que conseguirem. De resto, NADA.

“Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela coisa: comer, e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, em que trabalhou debaixo do sol, todos os dias da sua vida que Deus lhe deu; porque esta é a sua porção. E quanto ao homem, a quem Deus deu riquezas e fazenda e lhe deu poder para delas comer, e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isso é dom de Deus.” Eclesiastes 5:18,19

Mesmo nesta dádiva de Deus, o trabalho e aquilo que adquire, a única coisa que o homem aproveita é o poder desfrutar delas, enquanto existir, porque também se acabará.

É importante que tenhamos consciência de verificar que uma destas coisas é sempre a mais importante: OU MUNDO, OU A ALMA.
Saiba que ninguém que já tenha feito tudo o que estava ao seu alcance, e que tenha empenhado todos os seus esforços para “ganhar” do mundo tudo o que desejava, o tenha conseguido plenamente.
Tentar isso, é cair em frustração horrível… A História mostra-nos isso claramente…
Fomos criados com um objetivo bem preciso. Deus quer que o ser humano tenha COMUNHÃO com Ele, aquela que foi perdida por causa do pecado de Adão.

Esta COMUNHÃO vem através de Jesus Cristo, pela SALVAÇÃO da nossa alma. E se pusermos nisto toda a nossa diligência, acredito que escolhemos a MELHOR PARTE, e acabaremos por compreender que a nossa vida foi muito bem empregue…
Jesus alertou-nos quanto a isso.
Começo por colocar uma pergunta feita por Jesus.

Ou que daria o homem pelo resgate da sua alma? Marcos 8:37

Dê os passos certos, começando por este que foi indicado pelo apóstolo Tiago: “Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.” Tiago 1:21

O justo vive pela sua fé, conforme lemos em Romanos 1:17; Gálatas 3:11. E chegarmos ao fim dos nossos dias mantendo a fé, seremos salvos para sempre. “Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.” 1 Pedro 1:9

Quanto ao nosso CAMINHAR EM CRISTO, pode acontecer que muitas vezes nos sintamos cansados, abatidos, angustiados, atribulados, mas não desanime. Lembre-se do conselho de Jesus.
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” Mateus 11:28,29

Uma vez que é fútil querer ganhar o mundo com os seus desejos, (pois são passageiros), procure, com diligência, a SALVAÇÃO da sua alma. Ao fazer isto, é sinal que entendeu perfeitamente a razão pela qual nasceu.

Cada um de nós tem a oportunidade de se preparar nesta vida terrena, para um dia se encontrar com Deus no céu, e desfrutar eternamente da Sua companhia, e riquezas em glória. Até lá, viva aqui com fé Nele, com cuidado, sabendo que a sua vida tem um Deus que quer caminhar cada dia consigo e ajudá-lo a atingir o ALVO.

Posted in
Tagged with , , ,

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS