A Grandeza da Amizade de Jesus Cristo

“Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis Meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas TENHO-VOS CHAMADO AMIGOS, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.

Não me escolhestes vós a Mim, mas Eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em Meu Nome pedirdes ao Pai, Ele vos conceda. Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.” João 15:13-17
         
“TENHO-VOS CHAMADO AMIGOS,”, foi uma declaração transcendente à compreensão limitada dos Seus discípulos. Ela foi expressa por Jesus Cristo, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores!

O Criador de todo o mundo, dos céus e da Terra e de todo o Universo, o Deus Único, Santo, Puro e Verdadeiro, teve a iniciativa de ser Amigo das Suas criaturas humanas! Ele tratou assim os Seus discípulos, não somente pela revelação da Sua Palavra, mas pela manifestação do Seu grande e sublime Amor por eles.

Humanamente denominamos os nossos amigos como tal, mas temos dificuldade muitas vezes em manifestar concretamente aquilo que expressamos. Há muitas queixas nessa área, e reduzimos cada vez mais o número dos amigos aprovados.

Não seria já bastante gratificante o facto de Jesus confessar ser Amigo? Não seria suficiente? Ou então, (honestamente), não lhes soaria “pouco”? Ser Deus a dizê-lo já é sublime, mas a comunicação de Deus jamais vem somente por palavras.

Deus age em função daquilo que diz.

Deus comprova aquilo que diz com gestos nobres que nos surpreendem. E o que mais toca o nosso coração é realmente o facto de Deus ter enviado o Seu bendito Filho ao mundo para revelar o Seu Amor! “Mas Deus prova o Seu Amor para connosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.”  Romanos 5:8  

Deus não somente nos amou, como ainda continua a amar-nos com o Seu Amor imutável. Deus demonstrou, desde sempre, e ainda continua a demonstrá-lo a todos! Mas nem todos têm o desejo e o entendimento de o receber! Compreendemos isto? Se Jesus tivesse dito: “Tenho-vos chamado amigos,” mas não o demonstrasse, não passavam de palavras encorajadoras…

Humanamente, todos nós estamos marcados negativamente por mágoas que recebemos e ferimos outros nesta e em diversas outras áreas. Defraudamo-nos mutuamente, desprezamo-nos e demonstramos inimizade de tantas formas e feitios… Algumas vezes maldosamente, outras vezes como reflexo da nossa insensibilidade e imperfeição de caráter. Fomos enganados e enganamos.

Mas quando nos chegamos a Jesus, há barreiras que vão sendo ultrapassadas para podermos compreender que Ele não foi um mero homem que passou nesta Terra, mas que Ele é Deus feito Homem, incomparável, que a Sua amizade é divina e Perfeita, que o Seu Amor e a Sua Santidade são a Sua essência.

A Bíblia diz de Jesus Cristo, “O qual não cometeu pecado, nem na Sua boca se achou engano.” (1 Pedro 2:22).  “E puseram a Sua sepultura com os ímpios e com o rico, na Sua morte; porquanto nunca fez injustiça, nem houve engano na Sua boca”. Isaías 53:9.  

Podemos dar crédito à Palavra de Deus, porque o Seu trato para connosco, seres humanos, corresponde à forma como Ele nos revela. Ele ama-nos. E à medida que vamos abrindo o nosso ser para Ele, em amor e obediência, que é a verdadeira adoração, Ele certamente nos chamará também de “Amigos”. Há fundamentos que corroboram isso.

Só basta que tenhamos um pouco de sensibilidade para o perceber… As Suas palavras não estão isoladas, mas contextualizadas com as Escrituras com que iniciámos a nossa meditação. Vejamo-las então!

“Ninguém tem maior Amor do que este: DE DAR ALGUÉM A SUA VIDA PELOS SEUS AMIGOS.” (15:13)
“Como o Pai me amou, TAMBÉM EU VOS AMEI A VÓS.” (João 15:9)  
 “Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque TUDO QUANTO OUVI DE MEU PAI VOS TENHO FEITO CONHECER.”(João 15:15)  
“Não me escolhestes vós a Mim, mas EU VOS ESCOLHI A VÓS, e VOS NOMEEI…” (João 15:16).  

Jesus amou-nos como era amado!

Ele deu-nos a conhecer o coração do Pai, e tudo o que Dele ouviu, revelando o coração de Deus. E aquilo que os Seus primeiros seguidores não poderiam ouvir ou perceber nesse tempo, compreenderam quando o “Outro Consolador”, o Espírito Santo desceu sobre eles. E ainda é somente pelo poder do Espírito Santo que podemos compreender as grandezas de Deus…

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu Nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” João 14:26  

“Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito da Verdade, Ele vos guiará em toda a Verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. Ele Me glorificará, porque há de receber do que é Meu e vo-lo há-de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é Meu; por isso, vos disse que há de receber do que é Meu e vo-lo há-de anunciar.” João 16:12-15

Será que ainda temos alguma dúvida da AMIZADE DE JESUS para connosco? Certamente que não! O que Jesus pede de nós é a nossa amizade também, a nossa entrega e obediência à Sua vontade. Essa é a forma de O adorarmos.

“Vós sereis Meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando.” João 15:14

“Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.” João 15:17  

Não somos nós que escolhemos ser amigos de Jesus, mas é Ele que nos escolhe!

Jamais escolhemos amigos que não conhecemos. Mas Deus conhece-nos muito bem, e o Seu desejo é revelar-se a nós, para que O conheçamos como Dele somos conhecidos. Deus escolhe aqueles que são Dele, e é Seu desejo, a nossa amizade.

Deus sempre teve amigos desde o começo da humanidade e sempre os terá! As Escrituras Sagradas assim o revelam.

Gostarias de ser um ou Amigo de Deus? Ou uma Amiga de Deus? De verdade?
Jesus disse, “Vós sereis meus amigos se fizerdes o que vos mando!”
Procuremos conhecer Jesus! Pede que Ele se revele à tua vida pela Sua Palavra, porque através da Bíblia Sagrada vais conhecer qual é a Sua vontade!
Jamais teremos Melhor Amigo do que Aquele que é o Senhor de Tudo!

J.F.

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS