TU TENS DE SER UM NOVO TU!

Esta é uma ordem pertinente e séria que é dada por Jesus a Nicodemos, um mestre que apesar da sua idade avançada, tinha fome de conhecer mais de Deus, e marcou um encontro pela noite para o conhecer pessoalmente, e ver se o que falavam Dele era mesmo verdade. Uns diziam que Jesus era mais um profeta, mas havia quem afirmasse que Ele era o Messias prometido, o verdadeiro Filho de Deus. Nicodemos estava cheio de curiosidade e o seu encontro com Jesus mudou a sua vida.

Por vezes nem sabemos definir bem qual é a nossa situação ou relação com Cristo e isso pode ser fatal para a nossa vida espiritual. É importante que saibamos em que ponto estamos e como nos movemos. Um texto de Paulo escrito aos cristãos de Corinto diz o seguinte:

“Assim que, se alguém está em Cristo, NOVA CRIATURA É:
As coisas velhas já passaram; EIS QUE TUDO SE FEZ NOVO.”
2 Coríntios 5:17



O facto de estarmos EM CRISTO significa que somos novas criaturas, “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:10.

Jesus dá sentido à nossa vida e leva-nos a voltar ao plano e propósito que já tinha preparado para cada um de nós, mesmo antes de o conhecermos, devido ao pecado e circunstâncias adversas que nos desviou Dele. Isto não é um propósito divino apenas designado a um número restrito de pessoas, mas para toda a humanidade, esteja ela na condição em que estiver.

Jesus Cristo é o Único que pode dar uma verdadeira vida, porque em nenhum outro há salvação possível. Ser uma nova criação em Cristo é uma escolha do homem ao se encontrar com Deus, crer e receber a Oferta divina de uma nova vida através de Jesus Cristo, e sair do caminho de morte dos seus delitos e pecados, experimentando um novo e vivo caminho que o leva ao céu.

Quem está em Cristo passa a conhecer quem habita no Seu coração e deixa Jesus ser o seu rei e Senhor, permanentemente, em todas as áreas da sua vida, guiando-o em tudo através dos princípios da Sua Palavra e numa comunhão íntima em oração. As palavras do v.17 estão ligadas às do verso anterior.

“Assim que, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo, agora, já o não conhecemos desse modo.” 2 Coríntios 5:16
 
A todos aqueles que se unem a Cristo, a Videira Verdadeira, vão produzir fruto do Seu Espírito: “Estai em Mim, e Eu, em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em Mim. Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em Mim, e Eu nele, este dá muito fruto, porque sem Mim nada podereis fazer. Se alguém não estiver em Mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em Mim, e as Minhas Palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” João 15:4-7


O permanecer na Videira, não é uma questão de sentimento ou de conhecimento intelectual, mas uma vivência que Deus realiza em nós, através do poder do Seu Espírito. Ao ouvirmos falar Dele, desejarmos o Seu amor e atenção, ao nos familiarizarmos com os Seus ensinamentos, decidimos caminhar com Ele, ser como Ele. Aqui está uma postura de filho de Deus e de discípulo de Jesus ao nos identificarmos com a Sua Pessoa e Obra feita em nosso favor, pela Sua Graça.

Estas são as NOVAS CRIATURAS que já não temem nem a morte, o Apóstolo Paulo fala na sua carta. “Sabendo que, havendo Cristo ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não mais terá domínio sobre ele. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
Romanos 6:9-11


Ser uma NOVA CRIATURA dá a entender que se trata de uma natureza, bem diferente da que já tenha experimentado antes.

Deus quer que nasçamos de novo, convertidos para viver uma nova vida, numa transformação contínua que Ele vai realizando e manifestando através da nossa conduta. Mantemos a mesma identidade humana, mas adquirimos uma nova identificação espiritual, passando a ser cidadãos de um novo reino, o reino dos céus, pois o nosso nome é escrito no Livro da Vida.

O resultado, portanto, é de uma nova criação, não física, mas espiritual: “Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus… Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.” João 3:3,5


Jesus Cristo é o ÚNICO MEDIADOR entre Deus e os homens.
Aos que estão e que permanecem em Cristo, é-lhes dada uma missão específica, a de serem Seus Embaixadores neste mundo, da parte de Cristo, levando esta mensagem para que outros  experimentem também este relacionamento com Deus, através Dele, pelo poder do Espírito Santo.

O objetivo dos que vivem e caminham com Cristo, não é de serem egoístas, nem orgulhosos, mas com humildade, alegria, e paz no seu espírito, amarem a Deus com todo o seu coração, e àqueles que o rodeiam, transmitindo o Seu Plano ao maior número de pessoas que lhe seja possível, independentemente de quem sejam. E a mensagem é esta, “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”
Atos 4:12.
 
J.F.

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS