UM ATLETA DE CRISTO!

“Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta!” Hebreus 12:1

A Bíblia foi escrita para toda a humanidade, mas os que creem nela e “apropriam-se” das suas promessas, tornando-as suas e vivendo por elas.

“A carreira que nos está proposta” começa quando, voluntariamente, trocamos a nossa vida pela vida de Jesus. Quando pedimos que Ele nos salve de nós mesmos e de tudo quanto é contra nós, e reine plenamente na nossa vida e através dela. Temos consciência de QUANDO começa essa vida em nós, e pela Palavra de Deus sabemos COMO ela vai acabar se formos fiéis. Mas, no entretanto do percurso, o escritor aos Hebreus dá-nos uma preciosa dica, a de a corremos com PACIÊNCIA essa carreira, quer nos pareça ser demorada ou rápida demais.

Diante de nós está um tremendo desafio que todos os dias deve nortear a nossa caminhada e atingir cada meta.
Esta corrida cristã tem que ser uma ação continuada. Pode haver alguns momentos de paragem, para recuperarmos forças, mas nunca para pensarmos em retroceder. O apelo que ecoa na nossa alma são sempre as palavras de Jesus: “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” Apocalipse 2:10

E também: “Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.” Mateus 24:13

Este tema é uma constante ao longo desta carta aos Hebreus e alerta-nos para a necessidade de sermos voluntariosos, persistentes, pacientes, perseverantes…

A vida cristã não é um passeio fugaz, é uma carreira, uma caminhada árdua tantas vezes. O Apóstolo Paulo e outros discípulos de Jesus sabem do que falamos. Há perigos a serem ultrapassados. “Passado muito tempo, e sendo já perigosa a navegação, pois também o jejum já tinha passado, Paulo os admoestava, dizendo-lhes: Varões, vejo que a navegação vai ser incómoda e com muito dano, não só para o navio e a carga, mas também para a nossa vida…”
Atos 27:9,10


Para sermos atletas de Cristo somos chamados a abrir mão de tudo o que temos. Há alturas em que nos parece esgotante, mas uma vez que o seu destino é tão glorioso, Deus dá-nos a força, o amor e a graça para nos aguentarmos até ao final. O equipamento eficaz é sempre o Divino.

É necessário estarmos “atleticamente” preparados para correr a vida cristã com sabedoria, entendimento, discernimento e inteligência espiritual. Não são dadas facilidades e temos de estar dispostos bem focados, desviando a nossa atenção de algumas coisas prejudiciais e nos concentrarmos em outras que são importantíssimas. “…Deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos…”. O nosso foco já está colocado. É até ao fim.

“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prémio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.” 1 Coríntios 9:24-27

As regras estão estabelecidas para que a corrida seja feita honestamente. Não nos deixemos enganar.
“Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade?” Gálatas 5:7

As “distrações” podem-nos desviar do Caminho e impedir-nos de obedecer à Verdade. Creio que o desejo de cada um é SER FIEL a Deus até ao fim. Mas infelizmente e por razões diversas, olhamos para o lado deixamos de ver muitos que um dia estavam no Caminho, mas se desviaram por outras Veredas. Lembremo-nos que as dificuldades não acontecem somente aos outros. É preciso tomar a decisão de depender CADA DIA da força e da capacitação de Deus para superar cada objetivo, cada meta, pois temos um Alvo a alcançar.

 “Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.” Atos 20:24

Tanto um texto bíblico como o outro são do mesmo corredor, o apóstolo Paulo. Ele estava determinado, e, sabendo que já não faltava muito para o Alvo, enaltece o valor da luta, pois na carreira e o que é importante é guardar a Fé, pois ela é preciosíssima.

Se por um instante sentes que te é difícil continuares a correr, tem ânimo!
Os atletas que correm nos estádios deste mundo, fazem-no por algum tempo, mas no nosso caso, é para uma vida inteira. E tem como objetivo supremo, entrarmos numa outra dimensão, uma eternidade com Deus, com as maiores riquezas em glória que a nossa imaginação nem consegue alcançar.

Lembra-te das promessas de Jesus, tais como: “Tudo o que o Pai me dá virá a Mim; e o que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora… E a vontade do Pai, que Me enviou, é esta: que nenhum de todos aqueles que Me deu se perca, mas que o ressuscite no último Dia.” João 6:37,39

Não te lamentes! Sente-te um dos privilegiados! Nesta carreira que nos está proposta e que vamos com a ajuda de Deus concluir, não estamos sozinhos. Há multidões a correr connosco por todo o mundo, uns com maior, outros com menor dificuldade, mas o conselho é o mesmo para todos nós.

“Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Considera, pois, Aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra Si mesmo, para que não enfraqueças, desfalecendo nos teus ânimos.” Hebreus 12:2,3
 
J.F.
Posted in
Tagged with , ,

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS