SABER VIVER!

“Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” Filipenses 4:11-13

A vida cristã é marcada por uma constante aprendizagem. Daí a necessidade de sermos bons discípulos. Sejamos novos ou idosos, mulheres ou homens, mais ou menos cultos, a aprendizagem é fundamental na nossa caminhada com Jesus Cristo.
Um homem experiente e com relevância destacada nas páginas do Novo Testamento, fala da sua experiência. As suas palavras refentes a este assunto, podem e devem ser lidas neste mesmo capítulo, dos versos 10 ao 20.

Podemos aprender de várias maneiras, mas as palavras de Paulo são reforçadas com o exemplo da sua vivência. Aprendermos com o que passamos é uma preciosa lição de vida. Até mesmo as más experiências servem de trampolim para uma mudança de vida, educando a nossa vontade e mentalidade. Quando aprendemos com o mal, não o desejamos repetir.

A vida com Jesus não é uma vida isenta de lutas, dificuldades, tribulações e provas de todo o tipo, mas acredito que alguns de nós temos tirado bom partido delas, e em certas alturas fomos muito abençoados, porque aprendemos não só a “geri-las” mas em “digeri-las”. Em todo esse processo está a misericórdia de Deus.

Esta perspetiva de “contentar-se com o que temos” nos tempos em que tudo corre bem, parece que acabamos por aprender bem pouco com elas. Paulo fala de um MODO DE VIDA. Ele aprendeu a SABER VIVER de acordo com as circunstâncias, fossem elas mais ou menos agradáveis, ou até as indesejáveis.

É difícil encaixar-se neste grupo? Claro que sim!

O que é necessário fazermos? Estarmos dispostos a aprender com o nosso inseparável companheiro, o Espírito Santo e receber a Sua orientação e poder divino com dependência total Dele.
O contentamento e a satisfação não dependem das coisas que possuímos mas de QUEM habita em nós.

Já recebeste a noção de que nesta maravilhosa caminhada pela vida, nada acontece por acaso? Recordemos esta grande declaração! “E sabemos que todas as coisas contribuem JUNTAMENTE para o BEM daqueles que AMAM a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito.” Romanos 8:28

Este homem dá testemunho que aprendeu a contentar-se em qualquer condição. Se ele foi capaz, bem pode muito bem ser o nosso testemunho também! Nada destas coisas são motivos de grande exuberância humana. Paulo não se considerava autossuficiente. Com humildade e sujeição dependeu de Deus.

A causa desta postura e atitude de um verdadeiro cristão, é do próprio Deus habitando em nós. Ele nos amou, procurou, encontrou, e por amor, nos chamou para O servirmos, mostrando-nos e fazendo-nos andar NO CAMINHO MAIS EXCELENTE. Ao deixarmos para trás as nossas próprias veredas, ou os atalhos vergonhosos e perigosos que experimentámos, Deus nos dá nova oportunidade de sermos levados na segurança de UM NOVO E VIVO CAMINHO, aqui e por toda a eternidade

Em louvor e gratidão, Paulo exclama: “Eu Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.”

Já reparaste bem que a afirmação é “TODAS AS COISAS”?
“E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus.” 2 Coríntios 3:4,5

Paulo ao ensinar Timóteo, diz: “Mas É GRANDE GANHO A PIEDADE COM CONTENTAMENTO. Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.” 1 Timóteo 6:6-8

SABER VIVER com muito ou pouco, sem nada e com tudo, com saúde e na falta dela, bem como com falta de outras coisas… é sinal que se aprendeu o propósito da nossa existência que é o viver com Cristo, mesmo no meio das maiores adversidades. Por isso nos exortamos, nos admoestamos, nos incentivamos mutuamente a prosseguir Nele!

O Senhor não é apenas o nosso Bom Pastor quando nos leva a águas tranquilas, ou quando refrigera a nossa alma, ou quando nos guia pelas veredas da justiça e quando nos faz deitar em pastos verdejantes, ou quando nos guia mansamente. Ele é também o nosso Bom Pastor, quando andamos pelo vale da sombra da morte e quando nos prepara uma mesa diante dos nossos inimigos. JESUS é o mesmo! JESUS não muda!

Em Deus não há mudança nem sombra de variação.

Não te esqueças! Quando SABEMOS VIVER…Deus é glorificado!

J.F.
Posted in
Tagged with , ,

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS