ESFORÇA-TE E TEM BOM ÂNIMO!

“Esforça-te e tem bom ânimo”, é uma ordem divina repetida por três vezes a um ser humano como nós.

Na história bíblica, estas palavras são dirigidas por Deus a Josué quando este foi chamado para liderar o povo hebreu, depois da morte de Moisés. Esta era uma missão complexa, pois tinha de levar todo um povo a entrar na Terra Prometida. Ele iria precisar de uma graça especial para tão grande envergadura. (Josué 1:6,7,9)

Diante de tão grande desafio, estas palavras são bastante motivadoras, mas não diminuem a complexidade da tarefa e também as inquietações do coração de Josué. Mas sabendo de QUEM vinham, aniquilavam muita da ansiedade e do medo desse futuro imediato.

Hoje ainda podemos apropriar-nos dessas palavras de Deus como vindas do Seu coração para nós nesta caminhada da vida, quando estamos a cumprir o Seu propósito, em fé e em amor para com Ele e para com aqueles que Ele coloca no ministério onde estivermos a cooperar.

Rodeados de tantas batalhas, precisamos dessas promessas a “fervilhar” nos nossos corações. Se elas foram de grande estímulo para Josué e para tantos outros que se encontraram em desafios enormes e em situações dificílimas, creio que as mesmas nos podem abençoar e dar o alento de que tanto precisamos.

Segundo aquilo que lemos em Romanos 15:4, estas promessas são nossas. Ora veja: “Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos Esperança.”  
 
Ao sermos consolados pelos testemunhos da Palavra de Deus, ganhamos fé e esperança.

O facto de contarmos com a ajuda de Deus não nos isenta das nossas responsabilidades e diligências. Somos nós que temos de nos esforçar e de ter o bom ânimo. É requerido um pouco mais de cada um de nós, não para que confiemos nas nossas capacidades, mérito ou valor pessoal, mas, Naquele que nos chama a confiar Nele.

Se tu e eu estivermos dispostos a andar mais uma milha, saibamos que podemos contar com a ajuda de Deus. Ele nunca falhará! O que dantes Ele fez pode HOJE fazer!

Todos nós provavelmente reconhecemos que ao longo da nossa caminhada cristã, não nos esforçamos o suficiente, grande parte das vezes. É doloroso saber isto, mas é a verdade. Quem sabe, alguns têm sido de grande bênção na vida de outros no seu crescimento espiritual, ou até quem sabe, foram usados por Deus de maneira mesmo muito especial para os levarem a Cristo e ao Seu amor; mas, por qualquer motivo, não tiveram forças para continuar e abandonaram, não só a Cristo, mas pior ainda, acabaram por se perderem a si mesmos… É triste.

Alguns tropeçam e ficam caídos, mas há outros que buscam a graça de Deus, levantam-se pela fé e continuam a andar com determinação e maior cuidado, e prosseguem para a Meta, ultrapassando a vergonha e a dor.

Esta caminhada com Cristo é real. Não é ficção. Somos nós mesmos que temos de nos comprometer com Cristo em Lhe sermos fiéis até ao fim. A nossa confiança deve ser Plena em Jesus Cristo, o Autor e Consumador da nossa fé. Daí que ainda estamos lendo estas palavras, e quem sabe, recobrando algum ânimo para prosseguir...

Sem esforço, nada perdura. O que é ganho sem esforço, não é devidamente valorizado. Com alguma semelhança do que era proposto a Josué, é-o a nós. Não na mesma tarefa, mas na de sermos OBEDIENTES à vontade de Deus expressa através da sua Palavra, e de acordo com a necessidade que se nos apresenta na Obra de Deus.
Os versos 7 a 9 são os mesmos que se aplicam à nossa vida:

“Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a Lei que meu servo Moisés te ordenou;
Dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. 


Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás.
Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares.”


A ordem é prosseguir. Não nos deixemos amedrontar com as circunstâncias que nos rodeiam! Lembre-se que os nossos olhos são para ser colocados em Jesus. Nós andamos por Fé e não por vista.

 “Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a Promessa.
 
Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará.
 Mas o justo viverá da Fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. 
Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma.” Hebreus 10:35-39


Nós não somos daqueles que se retiram… Coloquemos estas palavras em nosso coração, defendamo-nos com a espada do Espírito e com o escudo da fé. Perseverar na fé, mesmo debaixo das pressões. Creiamos que o Deus que nos ajudou até aqui, sempre nos ajudará.

 “Esforcemo-nos e tenhamos bom ânimo!” Deus será a nossa força e Aquele que nos capacitará em tudo. Deus é Todo-Poderoso para suprir tudo quanto necessitamos para cooperar na Sua Obra e trabalhar na extensão do Seu Reino.

J.F
Posted in
Tagged with , , ,

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS