O MENINO QUE MUDOU A HISTÓRIA DO MUNDO!

Muito se tem escrito e pintado sobre o nascimento de Jesus, o Menino que mudou a História. Vamos trazer à nossa lembrança a Verdade da Palavra bíblica, a Palavra de Deus!

Seria bom que o Natal servisse para fazer refletir e impactar a Humanidade para o nascimento deste Menino singular, e nos levasse aos pés do único Salvador e Mediador dado entre os homens, pelo QUAL qualquer um de nós pode ser SALVO, em reconhecimento da Sua maravilhosa obra durante toda a Sua vida terrena e após a Sua ressurreição.

Um médico chamado Lucas, assumiu o papel de primeiro historiador do Novo Testamento. Ele não foi uma testemunha ocular, nem era judeu, mas recolheu factos, testemunhos das pessoas que conviveram e experimentaram um relacionamento de ajuda empatia, amor e compaixão de Jesus.
E ele fez um tratado com esses factos, para oferecer a um seu amigo, chamado Teófilo, para que este tivesse conhecimento das coisas ocorridas com Jesus desde a sua meninice e cresse Nele como ele também cria.

Conhecer e ter a certeza das coisas é importante. Lucas manteve-se informado. E isso levou-o a amar Jesus como Deus feito Homem.

A narrativa do nascimento de Jesus, em Lucas, é de uma simplicidade deslumbrante pela sua simplicidade.

E subiu da Galileia também José, da cidade de Nazaré, à Judeia, à cidade de David chamada Belém (porque era da casa e família de David), a fim de alistar-se com Maria, sua mulher, que estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz o seu filho primogénito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.Lucas 2:4-7

Apenas três personagens num Dia tão importante! José, Maria e o Menino!

José e Maria, estavam a ver com os seus próprios olhos as promessas proféticas a serem cumpridas perante eles, e através deles, na maior simplicidade que podemos imaginar.

A Virgem que dá à luz um Filho:
Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus, E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de David, Seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacob, e o seu Reino não terá fim.” Lucas 1:30-33

José foi encorajado a receber Maria como sua mulher: “Então, José, seu marido, como era justo e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.

E, projetando ele isso, eis que, em sonho, lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo. E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de JESUS, porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados.

Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo Profeta, que diz: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um Filho, e Ele será chamado pelo nome de EMANUEL. (EMANUEL traduzido é: Deus connosco). Mateus 1:19-23

O Natal de Jesus estava a ser feito num estábulo! O lugar era sem comodidade, sujo e malcheiroso. E Jesus foi envolto em panos. Não havia enxoval. E foi colocado na manjedoura, um lugar improvisado.

E foi sobre este lugar que a Estrela fenomenal brilhou, que os céus se abriram e os anjos cantaram que tinha nascido Jesus, o Salvador da Humanidade. Foi a esta manjedoura que chegaram os pastores que nas vigílias da noite guardavam os seus rebanhos, depois de receberem novas de grande alegria!

E o anjo lhes disse: “Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: achareis o menino envolto em panos e deitado numa manjedoura.” Lucas 2:10-12

Foi o nascimento do rei dos judeus que trouxe os magos do oriente: “E, tendo nascido Jesus em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do Oriente a Jerusalém, e perguntaram: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos a adorá-lo.” Mateus 2:1,2

Essa notícia divina chegou aos homens pela Voz dos Anjos e por um Sinal no Céu!

O Amor Divino, Único e Maravilhoso pela Humanidade Decadente, ainda é o mesmo!

Deus chama os homens para Si, mas infelizmente ainda há muitos que se fazem surdos!

Hoje os homens preferem as imagens, os gostos, os odores, as cores representativas de uma festa que nada tem a ver com o que aconteceu em Belém.

Natal onde não se celebra Jesus, não é Natal! Só o é quando damos atenção ao Salvador dos homens.

As tradições seculares quer sejam pagãs ou religiosas, diluem de tal modo essa mensagem do Natal, que em vez de levarem o homem a adorar a Deus, instiga-o a ter tudo quanto puder angariar para a satisfação própria. E o homem consome-se com o seu consumismo.

O consumo desenfreado, as ruas praças iluminadas, as reuniões familiares são bonitas mas não passam de festividades que nada têm a ver com o Natal.

O “filho” de José e de Maria, foi nascer numa manjedoura, tal como disse Lucas, porque não havia lugar para eles na estalagem. Hoje acontece precisamente o mesmo, não há lugar para Jesus em muitas das nossas celebrações. Que não caiamos na tentação de fazer de Jesus Cristo um “acessório” das nossas festas. Ele não quer estar lá…

Ainda há lugar em ti para celebrares Jesus Cristo de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças e entendimento, tanto nesta quadra como em cada dia da tua vida?

Torna este Natal diferente!
Mesmo que as coisas estejam desarrumadas e desorganizadas na tua vida!
A estrebaria ou estábulo é sinal para o nosso coração como humanidade. Provavelmente as “nossas vidas” sejam sujas como a manjedoura onde Jesus foi colocado. Mas se Deus permitiu que o Seu Filho nascesse naquele lugar, também Ele encontra espaço em ti, e torna o teu coração limpo e aprazível para Ele. Ele te ama.

Não demos mais importância à “Obra do que ao Realizador”. Deus é Maior do que tudo e todos. Jesus é o Senhor e faz os milagres acontecerem tanto no Natal como fora dele.

Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no Seu nome,” João 1:11,12
 
Apega-te a Jesus Cristo como filho ou filha de Deus e sê uma bênção nestes dias, como uma Luz brilhante, alegrando o mundo que te rodeia!

J.F. 
Posted in
Tagged with , , , ,

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS