UM CAMPO CHAMADO CORAÇÃO

Deus está vivo e continua a falar ao CORAÇÃO do homem de diversas maneiras. A mais conhecida é a Consciência do homem. Mas Deus fala também através da Natureza, das Circunstâncias e sobretudo através da Bíblia Sagrada. No Evangelho, Jesus fala desta sementeira no CORAÇÃO dos homens, independentemente da sua condição. E esta semente quando é lançada vai frutificar de acordo com o propósito divino para a qual ela for enviada.

“Escutai vós, pois, a parábola do semeador.

Ouvindo alguém a palavra do Reino e não a entendendo, vem o maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.

Porém o que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo; antes, é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se ofende.

E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera; mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro, sessenta, e outro, trinta.” Mateus 13:18-23

Toda a Palavra de Deus tem como objetivo penetrar no CORAÇÃO do homem, mudando a sua mentalidade e transformando a sua vida para um bom proveito natural e espiritual. Mas esta Palavra só é possível ser entendida com o CORAÇÃO. Os ouvidos ouvem, mas é quando o espírito do homem é despertado pelo poder de Deus, que ela enche o CORAÇÃO do homem para que se alimente e viva por ela.
 
“Mas o que sai da boca procede do CORAÇÃO, e isso contamina o homem. Porque do CORAÇÃO procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfémias. São essas coisas que contaminam o homem…” Mateus 15:18-20

Qualquer ser humano precisa de um CORAÇÃO novo. O nosso CORAÇÃO NATURAL desgasta-se demasiado cedo pelo sofrimento que esta vida acarreta. Deus é o único que dá ao homem um CORAÇÃO ESPIRITUAL para que o homem natural viva numa outra dimensão. O homem nasce, e à medida que vai crescendo vive na ânsia do novo, de viver em novidade de vida, de um CORAÇÃO melhor.

Mas infelizmente o homem vai tentar encontrar “o melhor” em fontes menos dignas, em cisternas rotas, onde nem a “água” é boa, nem sacia a sede, e faz adoecer o seu ser. Por isso Jesus veio! O Deus feito Homem, Jesus Cristo, veio para dar-nos um NOVO CORAÇÃO, bem como a água e o Pão que nos satisfaz plenamente.

É impossível termos uma vida nova onde há um CORAÇÃO VELHO. É como meter remendo novo em pano velho. Esta é a grande verdade que muitas vezes não a consideramos devidamente.

O Deus Criador e Sustentador de todas as coisas fez tudo perfeito, e gostou do que fez. Mas, devido à desobediência do Homem à sua vontade, Deus já sabia que a sua tendência seria agravada: “E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu CORAÇÃO era só má continuamente.” Génesis 6:5

O alvo divino sempre visa o CORAÇÃO humano para a sua total transformação. Daí a Parábola do Semeador procurar atingi-lo no todo. Mas a explicação de Jesus mostra que apenas uma pequena percentagem dos ouvintes, estão com o CORAÇÃO PREPARADO, quer para receber a Sua Palavra como também para a deixarem crescer e frutificar. É importante que saibamos ou que percebamos qual é a nossa condição pessoal quanto ao nosso CORAÇÃO.

“Ouvindo alguém a palavra do Reino e não a entendendo, vem o maligno e arrebata o que foi semeado no seu CORAÇÃO; este é o que foi semeado ao pé do caminho”

Para a pessoa que está tão cheia de si mesma, nada mais consegue penetrar nela. Não entende a Palavra, apesar de serem feitos todos os esforços para que a Palavra seja explicada de forma a ser entendida e aceite no seu CORAÇÃO. A tendência é se endurecer contra ela. A semente não foi lançada à beira do caminho, foi semeada no seu CORAÇÃO, mas o homem afastou-a para a beira. Quando não atinge o centro do CORAÇÃO, o Maligno vem e arrebata-a.

“Porém o que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo; antes, é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se ofende;”

Aqui está um alerta para que o homem retire as pedras do seu coração. Cada um de nós tem que se preparar para ouvir. Um CORAÇÃO EMPEDERNIDO não encontra espaço para Deus. Mas angústias e perseguições jamais serão maiores do que o poder da Palavra de Deus! Um coração empedernido ofende-se quando ouve que Deus é Maior do que as dificuldades por que está a passar.

“E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;”

Os espinhos tornam um CORAÇÃO SUFOCADO. É necessário pedirmos a ajuda de Deus. Não é possível servir a dois senhores, como dizia Jesus. Estar demasiado ocupado de modo a não ter tempo para buscar a Deus e viver no Seu Reino é estar mais inclinado para as coisas que o afastam do que as que o aproximam Dele.

“Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro, sessenta, e outro, trinta.”

O primeiro não entende, mas este ouve e compreende a Palavra. E dá fruto. O importante é dar fruto de acordo com a capacidade de assimilação. Uns têm maior dificuldade em compreender do que outros. Mas apesar disso não deixam de dar fruto.

Ouça e faça por compreender a Palavra, e deixe que ela produza bom através da sua vida. Jesus disse: “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.” João 15:3.

J.F.
Posted in

No Comments


Recent

Archive