UM CAMPO CHAMADO CORAÇÃO

Deus está vivo e continua a falar ao CORAÇÃO do homem de diversas maneiras. A mais conhecida é a Consciência do homem. Mas Deus fala também através da Natureza, das Circunstâncias e sobretudo através da Bíblia Sagrada. No Evangelho, Jesus fala desta sementeira no CORAÇÃO dos homens, independentemente da sua condição. E esta semente quando é lançada vai frutificar de acordo com o propósito divino para a qual ela for enviada.

“Escutai vós, pois, a parábola do semeador.

Ouvindo alguém a palavra do Reino e não a entendendo, vem o maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.

Porém o que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo; antes, é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se ofende.

E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera; mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro, sessenta, e outro, trinta.” Mateus 13:18-23

Toda a Palavra de Deus tem como objetivo penetrar no CORAÇÃO do homem, mudando a sua mentalidade e transformando a sua vida para um bom proveito natural e espiritual. Mas esta Palavra só é possível ser entendida com o CORAÇÃO. Os ouvidos ouvem, mas é quando o espírito do homem é despertado pelo poder de Deus, que ela enche o CORAÇÃO do homem para que se alimente e viva por ela.
 
“Mas o que sai da boca procede do CORAÇÃO, e isso contamina o homem. Porque do CORAÇÃO procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfémias. São essas coisas que contaminam o homem…” Mateus 15:18-20

Qualquer ser humano precisa de um CORAÇÃO novo. O nosso CORAÇÃO NATURAL desgasta-se demasiado cedo pelo sofrimento que esta vida acarreta. Deus é o único que dá ao homem um CORAÇÃO ESPIRITUAL para que o homem natural viva numa outra dimensão. O homem nasce, e à medida que vai crescendo vive na ânsia do novo, de viver em novidade de vida, de um CORAÇÃO melhor.

Mas infelizmente o homem vai tentar encontrar “o melhor” em fontes menos dignas, em cisternas rotas, onde nem a “água” é boa, nem sacia a sede, e faz adoecer o seu ser. Por isso Jesus veio! O Deus feito Homem, Jesus Cristo, veio para dar-nos um NOVO CORAÇÃO, bem como a água e o Pão que nos satisfaz plenamente.

É impossível termos uma vida nova onde há um CORAÇÃO VELHO. É como meter remendo novo em pano velho. Esta é a grande verdade que muitas vezes não a consideramos devidamente.

O Deus Criador e Sustentador de todas as coisas fez tudo perfeito, e gostou do que fez. Mas, devido à desobediência do Homem à sua vontade, Deus já sabia que a sua tendência seria agravada: “E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu CORAÇÃO era só má continuamente.” Génesis 6:5

O alvo divino sempre visa o CORAÇÃO humano para a sua total transformação. Daí a Parábola do Semeador procurar atingi-lo no todo. Mas a explicação de Jesus mostra que apenas uma pequena percentagem dos ouvintes, estão com o CORAÇÃO PREPARADO, quer para receber a Sua Palavra como também para a deixarem crescer e frutificar. É importante que saibamos ou que percebamos qual é a nossa condição pessoal quanto ao nosso CORAÇÃO.

“Ouvindo alguém a palavra do Reino e não a entendendo, vem o maligno e arrebata o que foi semeado no seu CORAÇÃO; este é o que foi semeado ao pé do caminho”

Para a pessoa que está tão cheia de si mesma, nada mais consegue penetrar nela. Não entende a Palavra, apesar de serem feitos todos os esforços para que a Palavra seja explicada de forma a ser entendida e aceite no seu CORAÇÃO. A tendência é se endurecer contra ela. A semente não foi lançada à beira do caminho, foi semeada no seu CORAÇÃO, mas o homem afastou-a para a beira. Quando não atinge o centro do CORAÇÃO, o Maligno vem e arrebata-a.

“Porém o que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo; antes, é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se ofende;”

Aqui está um alerta para que o homem retire as pedras do seu coração. Cada um de nós tem que se preparar para ouvir. Um CORAÇÃO EMPEDERNIDO não encontra espaço para Deus. Mas angústias e perseguições jamais serão maiores do que o poder da Palavra de Deus! Um coração empedernido ofende-se quando ouve que Deus é Maior do que as dificuldades por que está a passar.

“E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;”

Os espinhos tornam um CORAÇÃO SUFOCADO. É necessário pedirmos a ajuda de Deus. Não é possível servir a dois senhores, como dizia Jesus. Estar demasiado ocupado de modo a não ter tempo para buscar a Deus e viver no Seu Reino é estar mais inclinado para as coisas que o afastam do que as que o aproximam Dele.

“Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro, sessenta, e outro, trinta.”

O primeiro não entende, mas este ouve e compreende a Palavra. E dá fruto. O importante é dar fruto de acordo com a capacidade de assimilação. Uns têm maior dificuldade em compreender do que outros. Mas apesar disso não deixam de dar fruto.

Ouça e faça por compreender a Palavra, e deixe que ela produza bom através da sua vida. Jesus disse: “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.” João 15:3.

J.F.
Posted in

No Comments


Recent

Categories

Archive

Tags

APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ