PROBLEMAS OU DESAFIOS?

As circunstâncias difíceis acontecem a todos nós, quem quer que sejamos, ou onde quer que nos encontremos.

Para uma pessoa que não pratique o caminho de fé em Deus, o normal é encarar as circunstâncias difíceis com maior dificuldade e medo. A vida neste mundo não se apresenta fácil para ninguém. Todos estão num processo de crescimento e de amadurecimento, e até que cheguemos a entender que as adversidades são apenas desafios a serem ultrapassados, leva algum tempo de experiência e renovação de mentalidade.

Mesmo na vida de fé em Jesus, sabemos que nem tudo o que é simples, é fácil, apesar de O seguirmos como nosso Senhor. Mas uma coisa sabemos, nós não estamos sós, nunca. E ao passarmos qualquer prova, aprendamos a vivenciá-la com outros olhos, com os olhos da fé. O Apóstolo Paulo testifica da sua experiência:

“… Eu já aprendi a contentar-me com o que tenho.
Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído,
Tanto a ter fartura como a ter fome,
Tanto a ter abundância como a padecer necessidade.
Eu posso todas as coisas Naquele que me fortalece…” 

Filipenses 4:10-14

Uma das características de um seguidor de Jesus, (e que é a mais contagiante), é o entusiasmo, que é a alegria com contentamento pela vida, não só física, mas também espiritual. Paulo sabia que o seu ministério, com a Missão divina de ser um pregador das Boas Novas pelo seu mundo de então, acarretaria imensos desafios, e que muitos deles seriam bem dolorosos conforme encontramos nas suas cartas e no livro de Atos.

Ao padecermos necessidades, não podemos fazer de conta que elas não existem, mas precisamos encará-las com coragem e confiança em Deus. É preciso crermos como Paulo, de que Deus, que é Todo-Poderoso, é capaz de suprir qualquer necessidade em glória no nome de Jesus. Ao aprendermos a viver com estes desafios, aprendemos a saber estar na vida.

”Eu já aprendi a contentar-me”, “Estou instruído” e “Sei estar”, são expressões de Paulo que demonstram ultrapassou desafios difíceis. Só uma pessoa que aprende a confiar em Deus pode confessar que pode todas as coisas Naquele que o fortalece. Os desafios também são um meio para aprendermos de Deus para compartilharmos com outros sobre a nossa fé.

Paulo estava preso na altura em que escreveu esta carta, mas as suas palavras, não ficaram confinadas a uma cela. E Paulo não transmite nenhum pesar nem lamento por estar preso e suas limitações. Ele anima e encoraja aqueles que, apesar de não estarem na mesma situação dele, precisam de aprender a manter a sua confiança e a lidar com elas, por mais adversas que elas sejam.

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.
 
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” Filipenses 4:6-7


Precisamos de segurança, de conforto, de consolo, de ânimo? Vamos ter de passar por desafios para poder experimentá-los. Ao aprendermos com as situações adversas, estaremos a vivenciar as dádivas divinas que não vêm até nós de uma outra forma qualquer.

Cada Desafio tem data de começo e fim de prazo. Não servem para permanecermos indefinidamente neles, mesmo que demorem mais ou menos tempo. Paulo alegrava-se por passar tribulações, e essa alegria elevava-o acima da austeridade pela qual passava. E aí está o seu testemunho na história da Igreja, onde ele demonstrou equidade, equilíbrio e integridade perante aqueles que o rodeavam, até chegar a nós, hoje, ao lermos este texto.

O Evangelho em Cristo anuncia que Jesus dá-nos da Sua Paz, (João 14), para que não vivamos mais em ansiedade, tristeza e desespero. “E, assim, com confiança, ousemos dizer: O Senhor é o meu Ajudador… “ Hebreus 13:6

Como igreja de Cristo, entendamos que não somos autossuficientes. Deus colocou-nos em Família e encontramos na ajuda mútua, a suficiência que vem de Deus, pela confiança na Sua fidelidade.

Os problemas ou circunstâncias difíceis devem constituir para nós, Desafios. O nosso próprio crescimento e amadurecimento espiritual dependem deles. Estes Desafios são de um peso de glória muito grande quando bem exercitados, tanto pessoalmente como para aqueles que nos rodeiam.

Muitos dos nossos familiares e amigos, que têm os seus olhos postos em nós, verão e desejarão ter a mesma fé e confiança que nós temos. Eles reparam e testemunham que temos tudo o que é mais importante e necessário para este mundo e para toda a Eternidade. São essas coisas que o mundo, com as suas fortunas, jamais podem ofertar.

J.F.

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS