FÉ, PORQUÊ E PARA QUÊ?

A fé nada tem a ver com religião. A fé é a base de uma relação pessoal com Deus, o Criador e Sustentador de todas as coisas. Com frequência a fé é tida como algo subjetivo, mas essa é a fé religiosa, diferente da fé verdadeira e objetiva revelada pela Palavra de Deus.

Crer em Deus não é um benefício dado a alguns, mas algo que está acessível a qualquer um de nós. A fé não se adquire por se ter de frequentar uma igreja, associação religiosa, ser religioso, praticar boas obras, mas somos surpreendidos ao saber, de acordo com a Bíblia, que o modo como a fé surge no coração do homem é: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” Romanos 10:17

Sem Fé não temos qualquer hipótese de agradar a Deus. A relação do homem com Ele é estabelecida na base da Fé. “Ora, sem fé é impossível agradar-Lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que é galardoador dos que O buscam.” Hebreus 11:6

A Fé é indispensável para alcançarmos a salvação das nossas almas. Em Efésios 2:8,9, lemos: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” Efésios 2:8

Em João 3:16 é usada na forma verbal “crer”, em vez do substantivo “fé”. Lemos: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Consideremos então o que não é a fé, uma vez que existe muita confusão acerca deste tema, simplesmente porque usamos a palavra “fé” de maneira equivocada, tantas vezes. Para muitos a fé é uma forma de ver a vida e ela está profundamente ligada aos seus sentimentos.

Outros confundem fé com credulidade. E muitos outros têm pensando que a fé trata-se de otimismo ou viver com uma atitude otimista. Uma atitude mental positiva pode ter algum valor, pode até ajudar alguém a viver melhor, mas nunca poderemos confundir isso com fé.

Ambas atuam em esferas diferentes da vida. A verdadeira fé não se baseia em atitudes, nem tão pouco em sentimentos pessoais, mas em Deus. Deus transmite-nos toda a confiança necessária para que a nossa fé se torne estável. “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem.” Hebreus 11:1

A fé assenta nas certezas garantidas pelo Senhor Deus, através da Sua Palavra e não na nossa capacidade de crer, tal como podemos ver em Marcos 9:23: “E Jesus disse-lhe: SE TU PODES crer; tudo é possível ao que crê.”

“E Jesus lhes disse: Por causa da vossa pequena fé; porque em verdade vos digo que, SE TIVERDES FÉ como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá - e há de passar; e nada vos será impossível.” Mateus 17:20


Apesar de nenhum de nós, os que cremos, ainda não termos tomado posse da herança que nos foi dada através de Cristo, é pela Fé na Escritura que temos a garantia daquilo que recebemos, visto que se trata da prova das coisas que ainda não vemos plenamente. Quando Deus promete algo, Ele verdadeiramente cumpre o que prometeu.

A coisa mais sensata que um ser humano pode fazer é crer em Jesus Cristo, uma vez que Ele é o Único que é Digno da nossa inteira confiança. Isto foi o que o apóstolo João quis dizer quando escreveu: “Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; porque o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou.” 1 João 5:9

Infelizes são aqueles que não têm no seu coração espaço para Deus. Muitas pessoas confessam simplesmente que “Deus não existe”, ou, que “não têm tempo” para se ocuparem “dessas coisas”, como se parar um pouco para refletir na sua existência fosse algo banal. Porém, Deus ainda continua a procurar a atenção das pessoas para lhes dar a possibilidade de se revelar a elas. Mas, infelizmente, muitos desperdiçam essa oportunidade.

Muitos vivem correndo e só param quando adoecem. Outros só O reconhecem e se voltam para Deus na hora de partirem deste mundo. Quando o homem passa por uma crise existencial é hora de cair em si, e ver em que estado se encontra. Muitos ainda irão a tempo de serem salvos, mas outros não. O sofrimento sem Deus endurece mais o coração humano.

Como é possível não crer em Deus, e, no entanto, apesar de não sermos pessoas muito confiáveis, confiarmos uns nos outros? Quando viajamos de carro sobre uma ponte, mesmo não conhecendo quem esteve trabalhando na sua construção ou manutenção, confiamos e atravessamos. Da mesma forma, quando alguém nos conduz num transporte público ou não, temos confiança e segurança que nos levarão ao nosso destino.

Quando nos levantamos cada dia para trabalhar, estamos a contar com a recompensa do nosso esforço. Simplesmente confiamos. Se confiamos noutros, mesmo sabendo que eles são falhos, quanto mais podemos confiar em Deus que é Perfeito?

Certamente que já ouviste muitas coisas sobre Deus.
Desafiamos-te a que faças prova da Sua bondade e misericórdia para contigo!
Prova e vê que Deus é Bom. Se procuras um Amigo, Ele está aí, Ele é Deus!

J.F.
Posted in
Tagged with , , ,

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS