A PORTA ESTREITA

“Porfiai por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.” Lucas 13:24

A azáfama é diária. Quase nem nos apercebemos do quanto estamos a salvar ou a perder. Uma porta estreita passa-nos despercebida. Nas cidades antigas e amuralhadas havia uma porta ampla para entrada e saída de todos, inclusive os comerciantes com as suas grandes mercadorias.

 Mas, para segurança da mesma cidade, havia hora de encerrar essa grande Porta, e aberta uma PORTA ESTREITA onde apenas cabia uma pessoa de cada vez. E já não podia entrar com os seus pertences ou mercadorias.

Em tempos de conflito, alguns entravam por ela apenas para salvarem a sua própria vida. Outros ficavam de fora, sujeitos a serem espoliados ou mortos. No Evangelho de Mateus, estão registadas estas palavras de Jesus: “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” 7:13,14

“Poucos há que a encontrem”. Significa que essa Porta só pode ser achada se for buscada com diligência. Apesar de ser uma porta ESTREITA, ela é suficientemente larga para que possamos passar por ela. Ela tem a largura dos ombros de Jesus.

Os nossos fardos é que na nossa perspetiva fazem com ela pareça estreita demais. Além disso, o nosso orgulho “incha-nos” de tal maneira que dificulta ou impossibilita entrar nela. Parece que não fomos feitos para passar por espaços apertados.

Entrar na Porta Estreita é constrangedor, incómodo ao nosso Ego. Mas sem passarmos por ela, nunca acharemos o Caminho que leva à Vida. Apenas a ignorância ou a rejeição nos priva da entrada na Porta para a Vida, que é Jesus Cristo. Ele disse: “Em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.” João 10:7

“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.”
João 10:9.

É preciso humildade, devido à nossa condição pecaminosa, e arrependimento. Temos de tomar decisões para que haja mudanças firmes, duradouras e eternas no curso das nossas vidas. É um desafio para ti, hoje. PORFIA POR ENTRAR pela PORTA ESTREITA. Empenha-te, faz tudo o que estiver ao teu alcance! As palavras de Jesus impactam-nos. “…Porque Eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.”

Que situação terrível a de depois de encerrada esta Porta, a procurarmos e não podermos entrar nela. Encontrar a Salvação em Cristo requer, por vezes, mais concentração e esforço do que muita gente quer investir.

A Salvação e Segurança encontrada depois de entrarmos pela Porta Estreita, aberta pela Graça divina, está assegurada. Aí vamos conhecer Deus e estabelecer uma relação de intimidade com Ele. É uma decisão individual que não pode ser ignorada. A Porta não está aberta para sempre. Não te esqueças. Este é o Tempo da Graça! Jesus é a Única Porta de Salvação eterna para a Humanidade.

“Se alguém entrar por Mim, salvar-se-á.”
“…Em nenhum outro há Salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro Nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” Atos 4:8,12


Não duvides! Sabes que dentro do teu coração nada te dá maiores certezas do que a Palavra de Deus. Se Deus já colocou diante de ti esta Porta, embora seja estreita, aproveita a oportunidade! Ao entrares por ela e te salvares, tu e tua família estarão a salvo! Tu mesmo serás “uma porta” para eles e para os teus amigos, ao falares com eles de Jesus Cristo.

A decisão é tua! Entras ou ignoras o imenso favor de Deus?
Tudo o que tens de “deixar fora de portas”, não te fará falta. Pois são maiores as riquezas que virão à tua vida, que dinheiro nenhum jamais poderia comprar.
 
J.F.
Posted in
Posted in , ,

No Comments


Recent

Archive