OS PRÓDIGOS MODERNOS

OS PRÓDIGOS MODERNOS
São muitos os pródigos deste tempo que nem se apercebem da sua condição. Alguns até são prósperos, aparentam estar bem nos seus discursos e reflexões entusiasmantes, mas outros, com menores recursos, ressaltam ao olhar de todos e parecem estar menos perdidos do que realmente estão.
 
Todos os homens nasceram da mesma forma e foram acolhidos neste mundo, mas a certa altura, na sua ignorância ou indiferença, esquecem rapidamente de Quem os formou.

A um dado tempo, cada um aprende a “depender de si próprio” para ser alguém na vida, virando completamente as costas Àquele que os criou. Outros ainda mantêm alguns laços afetivos com o seu Criador, mas apenas lembrando-se Dele nas suas dificuldades. E os pródigos, para colmatar a sua solidão, costumam arranjar “substitutos” para apaziguarem as suas consciências.

Muitos destes pródigos que deixaram a casa do Pai e o seu legado, vivem por si e para si. Eles encaixam-se perfeitamente na história bíblica que foi contada pelo evangelista em Lucas 15:11-32. Este filho, sabia de onde vinha e a quem pertencia. Mas tinha sonhos de grandeza, prazer, liberdades sem bases, e acabou numa grande infelicidade, po não saber aproveitar os bens que possuía. Guardar porcos não era o trabalho que ele tinha planeado, mas foi o que conseguiu arranjar. O seu salário era poder comer das mesmas bolotas que os porcos comiam, para poder matar a fome.

Os pródigos não são gente póspera, embora possam aparentar por vezes. E quando lhes falamos do Pai celestial que os ama e que tem um plano e um propósito para as suas vidas, ao criá-los, não querem saber. Consideram-se vivos pelas suas virtudes e capacidades. E não sabem que a vida biológica não é a verdadeira vida. Há algo mais. Há uma vida espiritual e eterna dentro de cada um que pode ser ativada e vivificada por Deus.

Um pródigo sonha ganhar o mundo inteiro e acaba por perder a sua alma se não parar e voltar-se para Deus. Precisa encontrar o Caminho, a Verdade e a Vida em Jesus Cristo, que se apresentou à Humanidade como Aquele que leva cada um de nós ao Pai.

Um pródigo dá pouco ou nenhum valor a Deus e ao que lhe concerne. Não são casos únicos, a Bíblia relata a história de alguém, que em muito se assemelha aos “pródigos” dos nossos dias. “A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância. E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: derribarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; e direi à minha alma: alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros e não é rico para com Deus.”
Lucas 12:16-21

Já reparaste no perigo que o ser humano corre ao não dar importância à sua alma? Torna-se pródigo e nem se apercebe que os seus talentos naturais, a saúde, a força, a graça para constituirem uma família, o sustento que consegue e todas as coisas concernentes a esta vida, vêm da mão de Deus.

O livre arbítrio é uma dádiva divina a cada ser humano para que possa escolher com responsabilidade e assumir as suas escolhas. Tal como esse homem rico da história que Jesus contou, que podia ajudar outros com a abundância de bens que encheu os seus celeiros, não o fez devido ao seu egocentrismo. Ele era tão avarento que quis guardá-los em celeiros ainda maiores.

Pensemos nisto! É triste quando o homem toma consciência destas coisas e ser tarde demais. Devemos tudo o que somos e temos Àquele que com amor nos criou e fez crescer. Deus manifesta o Seu Amor para connosco de tantas formas e feitios, vez após vez, para chamar a nossa atenção. Mas como pródigos, alguns estão tão ocupados e distraídos com as coisas desta vida que nem se apercebem.

Se estás a ouvi-Lo neste momento, através deste pequeno texto, por favor pára e fala com Ele. E deixa que Ele continue a falar contigo. Não Lhe feches a porta, nem levantes muros para Deus, porque onde quer que estejas e como estejas Ele ama-te e não desistirá de ti até que entendas a tua necessidade Dele. Muitos só o entendem e reconhecem no seu leito de morte, mas outros são levados de repente sem qualquer outra oportunidade…

“Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade (enquanto tens oportunidade), antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento.” Eclesiastes 12:1

Não te juntes ao número dos pródigos, mas dos que vivem na Casa e alimentam-se da Mesa de Deus!

J.F.


No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS