IDOSOS IDÓNEOS

IDOSOS IDÓNEOS

A cada dia 28 de Outubro o mundo celebra o Dia da terceira idade. Há sociedades que têm em grande estima a pessoa idosa, especialmente em África, mas outras negligenciam esta grande parte da população mundial. Esta é uma fase da vida que nem todos atingem, pois muitos morrem prematuaramente, mas aqueles que têm essa dádiva do prolongamento dos seus dias, devem ser honrados e cuidados dignamente, uma vez que o desgaste torna-se demasiado evidente…

Bem-aventurado o homem que desde a sua meninice e juventude busca a Deus, pois até que fique velho, continuará frutificando bem e dará o seu fruto continuamente para bênção do Reino dos céus neste mundo.
 
Na Bíblia temos a oração de um idoso.
“… SENHOR Deus; tu és a minha confiança desde a minha mocidade. Por ti tenho sido sustentado desde o ventre; tu és aquele que me tiraste do ventre de minha mãe; o meu louvor será para ti constantemente. Sou como um prodígio para muitos, mas Tu és o meu refúgio forte. Encha-se a minha boca do teu louvor e da Tua glória todo o dia. Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força. Porque os meus inimigos falam contra mim, e os que espiam a minha alma consultam juntos, dizendo: Deus o desamparou; persegui-o e prendei-o, pois não há quem o livre.
 Ó Deus, não te alongues de mim; meu Deus, apressa-te em ajudar-me. Sejam confundidos e consumidos os que são adversários da minha alma; cubram-se de opróbrio e de confusão aqueles que procuram o meu mal. Mas eu esperarei continuamente e te louvarei cada vez mais. A minha boca relatará as bênçãos da Tua justiça e da Tua salvação todo o dia, posto que não conheça o seu número. Sairei na força do SENHOR Deus; farei menção da Tua justiça, e só dela.
 Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade; e até aqui tenho anunciado as Tuas maravilhas. Agora, também, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros.
Também a Tua justiça, ó Deus, está muito alta, pois fizeste grandes coisas; ó Deus, quem é semelhante a Ti? Tu, que me tens feito ver muitos males e angústias, me darás ainda a vida e me tirarás dos abismos da Terra.” Salmos 71:5-20

Se queremos que a nossa velhice seja protegida por Deus, aprendamos a caminhar com Ele desde novos. A palavra “novo” na perspetiva bíblica refere-se à oportunidade que o homem tem de conhecer Deus e ter paz com Ele. Aos homens é dado uma oportunidade de nascer de novo, seja em que idade for. (João 3).
O Salmista testemunhou: “Por ti tenho sido sustentado desde o ventre; Tu és aquele que me tiraste do ventre de minha mãe; Tu és a minha confiança desde a minha mocidade; Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade e até aqui tenho anunciado as Tuas maravilhas.”
Este salmista teve intimidade com Deus que foi-se desenvolvendo e mantendo desde a sua mocidade, a ponto de declarar: “Sou como um PRODÍGIO para muitos, mas Tu és o meu refúgio forte.”

Nós descobrimos a idoniedade na prática do ensino das coisas de Deus que ele teve oportunidade de aprender no meio do sofrimento que a vida lhe trouxe. “Tu, que me tens feito ver muitos males e angústias…”.

A caminhada neste mundo traz muito sofrimento em todas as áreas, mas a fidelidade de Deus manifesta-se ao homem na sua fraqueza. O Salmista reconheceu isso.
Quando este idoso enfrentava as enfermidades, debilidades e afrontas físicas e espirituais como seus “inimigos” que se levantavam contra ele e ouvia aquelas vozes, “…Deus o desamparou; persegui-o e prendei-o, pois não há quem o livre…”, ele orava a Deus. Um idoso é geralmente alguém teimoso. E deve usar essa teimosia para orar. A sua idoneidade levava-o a ser perseverante e motivado. “Mas eu esperarei continuamente e Te louvarei cada vez mais. A minha boca relatará as bênçãos da Tua justiça e da Tua salvação todo o dia, posto que não conheça o seu número. Sairei na força do SENHOR Deus; farei menção da Tua justiça, e só dela…”

É demasiado bela a fidelidade e cuidado de Deus na vida de um idoso idóneo e confiante Nele! Quem conhece Deus sabe que Ele faz muito mais do que aquilo que nós pedimos e pensamos e que manifesta o Seu Poder na nossa fraqueza.

“Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força… até que tenha anunciado a Tua Força a esta geração, e o Teu Poder a todos os vindouros.” Esta população de idosos idóneos destaca-se pela sua confiança em Deus, e dão testemunho do que é mais sagrado nas suas vidas. Somente aqueles que lidam de mais perto com eles, o descobrirão. Qualquer idoso merece a misericórdia e a compaixão dos mais novos. Mas os mais novos serão grandemente enriquecidos com a influência de um idoso idóneo que soube SER e ESTAR na vida, deixando um bom legado para as gerações que o seguem.

Deus abençoe cada um na situação em que se encontra!

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS