ORAÇÃO, A FERRAMENTA PODEROSA…

Type your new text here.
Há já quem conheça este poder que nos é dado por Deus e ora com frequência. Outros experimentam esporadicamente esse poder apenas quando se sentem “apertados” em necessidade extrema. É perigosíssimo o “desuso” da oração, na vida com Deus. É como viver a “sufocar”. E pedir mal é como falar em vão.  
 
“Donde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura, não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais e nada tendes; sois invejosos e cobiçosos e não podeis alcançar; combateis e guerreais e nada tendes, porque não pedis. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.” Tiago 4:1-3

Todo o ser humano pode orar, pois orar é falar com Deus. E Deus ouve. Cornélio ainda não sabia orar em nome de Jesus e Deus já o ouvia e conhecia as suas boas obras e atendeu às suas orações, (Atos 10:30, 31), usando Pedro para fazer com que também o reino dos céus entrasse no seu coração. Usar essa “ferramenta” de forma desapropriada, dirigindo-se a outros deuses e com fins maliciosos e egocêntricos, é como destruir-se a si próprio.

Deus está acessível a todas as pessoas, desde a criança ao homem mais idoso, para que, qualquer um, em qualquer lugar, O possa buscar e achar. Quando alguém ora, deve seguir o padrão dado por Jesus. Deus é Pai e o Criador dos Céus e da Terra. Ele é o Todo-Poderoso, e ao nos dirigirmos a Ele estamos a reconhecer a Sua Majestade e Grandeza. “Santificado seja o Teu Nome”, ensinou Jesus ao nos aproximarmos de Deus. É Ele que ordena a Bênção e a Vida. Ao abrir da Sua Mão, toda a necessidade de cada ser vivente é suprida seja em que dimensão for, segundo a sua Santa Vontade.

Pedir a Deus que “Venha o Seu reino” ao nosso coração, é-nos lícito, e deve ser a primeira petição a ser feita. Tiago diz para termos cuidado ao pedirmos as outras coisas com relação a esta vida. Que não sejam coisas para fins egoístas, marcadas pela cobiça, pela inveja e por guerras internas da alma humana que só prejudicarão a quem ora desse modo. Deus olha o coração e conhece as motivações e intenções até o mais profundo do nosso ser. Antes que haja uma palavra na nossa boca, Ele já tudo conhece.

Se há coisas que agradam a Deus, é a nossa confiança plena Nele.  Que comportamento adotamos perante o Senhor? Falamos a Deus, de quê? Dos nossos desejos? Buscamos apenas a Sua aprovação para aquilo que já planeámos com antecedência? Ou oramos para que Ele nos ajude a nos “encaixarmos” dentro dos Seus Planos e Propósitos para o Bem do Seu Reino, e estamos dispostos a fazer a Sua Vontade?

Quando estas e mais questões surgem no nosso espírito, vamos receber de Deus uma resposta satisfatória. A Bíblia diz que é o Espírito Santo que nos ensina a orar. Ele toma a nossa oração imperfeita, (o nosso “rascunho”), e a aperfeiçoa perante o Pai. Nós não sabemos pedir tudo como convém, mas o Espírito Santo nos ajuda nas nossas fraquezas. E Jesus também está à direita do Pai intercedendo por nós.

Jesus contou uma história de dois homens que foram ao Templo para orar. Um que se julgava melhor do que o outro falou de “si para si” apenas coisas que o exaltavam e menosprezavam o outro. Mas Deus ouviu. No entanto o outro homem apenas clamou a Deus por piedade e misericórdia por ser tão pecador. Jesus disse que um saiu justificado e o outro não.
A Quem nos dirigimos quando oramos? Se é ao Senhor Deus Santo, Vivo e Verdadeiro, Ele mesmo fará com que fluam em palavras ou lágrimas aquilo que vai no nosso coração, pois Ele habita em nós.
“Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; pelo que sejam poucas as tuas palavras.” Eclesiastes 5:1,2

Deus vê e ouve e age muito mais do que nós conseguimos imaginar. Ele não quer que uses de vãs repetições como se Ele fosse surdo. As religiões que usam os rosários repetem rezas elevado número de vezes para cumprirem os seus preceitos. Pensam que assim serão atendidos.

Deus estabeleceu limites para a nossa liberdade de aproximação a Ele, que não devem ser ultrapassados, para que haja temor e respeito. O Seu amor por nós é para ser recebido com gratidão e reverência, sujeitando-nos à Sua Santa Vontade. Saibamos que Deus não se deixa escarnecer!
As nossas orações terão poder quando permitirmos que Deus mude os nossos desejos para que correspondam perfeitamente à Sua vontade para com as nossas vidas. “Amados, se o nosso coração nos não condena, temos confiança para com Deus; e qualquer coisa que Lhe pedirmos, Dele a receberemos, porque guardamos os Seus mandamentos e fazemos o que é agradável à Sua vista.” 1 João 3:21, 22

Deus responde às orações dos Seus santos, daqueles que esperam e confiam Nele. “Santo” é todo aquele que reconhece o seu estado pecaminoso e se chega a Deus, através de Cristo, o único que o pode justificar. E “Os justos clamam, e o SENHOR os ouve e os livra de todas as suas angústias.” Salmo 34:14-17
 
J.F.

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS