QUANDO A MALDADE QUE SE FINGE DE BONDADE

QUANDO A MALDADE QUE SE FINGE DE BONDADE
Em muitas áreas da nossa sociedade os limites são deveras ultrapassados, ou então, nunca foram estabelecidos. Se não fosse a mão de Deus a operar na Humanidade, a maldade humana seria demasiado desenfreada. A maldade é tão antiga quanto a Humanidade.
“E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.” Génesis 6:5

A palavra Maldade significa tendência para praticar o que é mau, iniquidade, crueldade. O ser humano corrompeu-se cada vez mais devido à sua MALDADE, pela sua tendência e inclinação ao pecado. Quando uma natureza humana é má e perversa, continuamente, leva as pessoas ao ponto de querer demonstrar uma “bondade fingida” que é enganadora.

Nós nascemos com uma velha natureza que se arrasta dentro de nós e precisa de ser controlada pelo Espírito Santo de Deus em todas as áreas e fases da nossa vida. A MALDADE pode ir sendo arrancada de dentro do coração do homem pelo poder da Palavra de Deus, através de Jesus, do Sangue do Seu sacrifício de morte de cruz em favor da Humanidade. Deus é o Único que pode dar-nos um coração novo e uma mentalidade nova, sujeita a Ele.

“E lhe darei um mesmo coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei um coração de carne; para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os executem; e eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.” Ezequiel 11:19,20

Um caso flagrante que encontramos no Novo Testamento, tem a ver com o rei Herodes. Este quadro lembra-nos de alguma forma este tempo que estamos a viver ao nos aproximarmos da quadra natalícia.

Já todos ouviram sobre a visita dos Magos que vinham do Oriente, seguindo uma Estrela especial que os levaria até ao local do nascimento de Jesus. Entretanto, como estava profetizado ser Jesus, o Messias, o Rei dos judeus, os Magos foram até ao palácio do rei Herodes em Jerusalém. E este ficou perturbado por estes magos procurarem um Rei que não fosse ele. Mateus 2:3

Herodes sentiu-se invadido na sua posição com o nascimento de um outro rei. Então ele fez diligências para saber algo mais sobre esse Acontecimento que movia os céus com uma estrela brilhante e o mover de gente importante que vinha de tão longe para o visitar. Mateus 2:4
“Então, Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera. E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino, e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.” Mateus 2:7,8

Até aqui tudo nos parece tudo normal e natural, mas Deus, que conhece muito bem os corações humanos, vê além daquilo que outros homens podem ver.
Para nós, o rei Herodes parece apenas querer estar bem informado, uma vez que ele tinha responsabilidade sobre aquela região e aquele povo. E tomar medidas para que nada de mal acontecesse aos seus súbditos era legítimo.

Porém, apesar de Herodes parece-nos uma pessoa devota neste contexto, ao ponto de querer também saber onde iria nascer este MENINO e confessar também querer ir adorá-lo, não passava de BONDADE FINGIDA.

Mas Deus sabia quais eram as intenções de Herodes e avisou os Magos para que não voltassem a estar com ele: “E, sendo por divina revelação avisados em sonhos para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho.” Mateus 2:12
E Deus também enviou um anjo para que avisasse José para que ele fugisse da intenção de Herodes, “E, tendo-se eles retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José em sonhos, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga, porque Herodes há de procurar o menino para o matar.” Mateus 2:13

E em Mateus 2:16 vimos que isso foi uma realidade. Herodes mandou matar todas as crianças para se certificar que entre elas estaria Jesus. Mas foi em vão.
Jesus ensinou que “…toda árvore má produz frutos maus.” Mateus 7:17. A BONDADE é uma das virtudes refletidas através de um coração que é transformado por Deus. Mas um coração maldoso poderá também manifestar uma “bondade fingida” com o seu próximo. Romanos 12:9 e 1 Timóteo 1:5 ordena que tanto o amor como a fé sejam não fingidos!

Pede a Deus um coração novo e uma mente sã para que possas discernir bem entre aquilo que é verdadeiro daquilo que é falso.

J.F.

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS