NÃO IGNOREIS...

 NÃO IGNOREIS...

A nossa ignorância aqui é o estado de quem não tem conhecimento pela falta de estudo, experiência ou prática; ou de quem não está a par da existência ou ocorrência de algo. Há duas situações bíblicas que queremos ressaltar e que apontam para este facto.
Uma é do encontro do Rabi Nicodemos com Jesus, em que ele reconhece-O como o Mestre por excelência, vindo de Deus. E Jesus aproveitou logo esse reconhecimento para dizer a Nicodemos sobre a impossibilidade de alguém poder ver e entrar no Reino dos céus, se não nascesse de novo. Mas “Nicodemos respondeu e disse-lhe: Como pode ser isso? Jesus respondeu e disse-lhe: Tu és mestre de Israel e não sabes isso?” João 3:9,10. 
 
Não é suficiente ser conhecedor das coisas de Deus, mas crer nelas e vivenciá-las. Apenas o Espírito de Deus pode fazer essa operação nas nossas vidas.
E a outra situação bíblica foi quando os dois discípulos vão a caminho de Emaús, desanimados por Jesus ter sido crucificado e morrido, ignorando que Ele já tinha ressuscitado de entre os mortos. “E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós e por que estais tristes? E, respondendo um, cujo nome era Cléofas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias?” Lucas 24:17,18. E foi Jesus, o Senhor, que conhece tudo e todos, aquele que espevitou nestes discípulos a necessidade de falarem sobre a razão da sua imensa tristeza.
Note bem que não há melhor lugar para se dissipar toda a ignorância e receber a revelação divina do que aos pés de Jesus, lendo as Escrituras. No caso de Nicodemos, apesar de ele ser um grande rabi, conhecedor da Lei judaica e ao manifestar uma profunda ignorância quanto à eternidade, Jesus não o humilhou, mas mansa e certeiramente, fê-lo entender a necessidade que o homem tem de nascer de novo para poder ver e entrar no reino dos céus.
Jesus é gentil com o homem, porque Ele é Perfeito em relacionar-se connosco. Ele não veio para nos condenar, humilhar-nos pela nossa ignorância. “Ele veio, não para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele”. (João 3:16, 17).
Qualquer homem ou mulher é ignorante em determinadas áreas, embora seja especialista noutras. Mas ignorar algumas coisas primordiais para a nossa vida terrena ou espiritual, pode ser fatal. 
O apóstolo Paulo em duas das suas cartas alertou para a necessidade dos seus leitores terem em conta os assuntos sobre os quais lhes escreve, e, dada a sua importância, ele exorta-os que não os ignorem…“Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.”1 Coríntios 12:1
 
“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.” 1 Tessalonicenses 4:13
Estes dois temas são tão importantes e sérios!
Na carta aos Tessalonicenses, Paulo leva-nos a compreender a glória e a esperança principal das pessoas que recebem a salvação que Cristo oferece, que não terminam na morte física. Ele leva-nos à esperança da nossa ressurreição na Vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, quando vier buscar a Sua Igreja.
Paulo não proíbe a dor natural que sentimos com a perda dos nossos entes queridos, quer sejam eles familiares ou não, mas no facto de não nos entristecermos como aqueles que não têm esperança. 
Há também um dia em que Jesus virá buscar a Sua Igreja, o Seu Povo, os Seus seguidores fiéis. Está escrito e vai realizar-se.
A ignorância destas verdades é andar ao sabor da corrente deste mundo e de diversas filosofias de vida temporárias, sem qualquer esperança ou segurança. Mas a ignorância é uma desgraça voluntária. Procuremos conhecer Deus e aquilo que Ele quer que saibamos.
 
Deus conhece os nossos corações e é Misericordioso, Justo e Bom: “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam.” Atos 17:30
Mas ainda há quem decida viver ignorante quanto as coisas espirituais e eternas. “… Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração, os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para, com avidez, cometerem toda impureza...” Efésios 4:17-19 Tenhamos nós um coração disposto para aprender e não ignoremos as coisas de Deus!
J.F.

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS