Superando as Aflições

“Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”
João 16:33  


Quer acreditemos ou não em Deus, a verdade é esta, quando a Bíblia fala, é Deus que fala. E as suas palavras devem ser levadas em conta, não só porque são importantes, mas mais ainda, pelo facto de que, quem as proferiu, conhecer-nos melhor do que nós mesmos.

As aflições são um tema que não se esgota, e infelizmente a nossa vida passa por tantas, que ”qualquer coisa” que possamos ouvir e que nos ajude a viver nestas crises, são bem-vindas. Mas esteja alerta de que não é qualquer coisa que serve. É bom optar por escutar as Palavras de Deus, e não se entusiasmar demasiado com os que ganham a vida a conjeturar “soluções” que acabam por não passar de “amarras”.

As palavras de Jesus são dignas de dupla atenção, pois foram proferidas pelo Verbo Divino que as encarnou e assumiu a nossa natureza e condição, de modo que Ele sabe daquilo que alerta os Seus seguidores, os Seus amigos e discípulos.

Jesus sabia e sabe que no mundo temos e passamos por muitas aflições. Elas podem ter objetivos que desconhecemos e que nos podem trazer benefícios a médio e a longo prazo… Só que no momento em que estamos a passar por elas, parece que não temos força para afirmar que elas são de bênção. Mas estamos a viver neste mundo! Então prepare-se porque estas “companhias”, vão acabar por nos bater à porta. Uns encaram-nas melhor do que outros… Mas aflição é aflição.

Aflição significa pressão, opressão, tensão, angústia, tribulação, adversidade, pena, lamentação… A Palavra descreve-a num sentido que possamos entender como o que Jesus disse aos seus discípulos em privado: “Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo.” Lucas 22:31. É como se tivessem que passar por uma prensa espiritual. A palavra aflição descreve o processo de espremer as uvas ou das azeitonas num lagar.

São inúmeras as situações que nos podem levar a passar por aflições. De acordo com as palavras de Jesus, elas têm muito a ver com o modo como vivemos neste mundo. Em contrapartida, em Jesus temos paz, razão pela qual Ele disse: “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz…”

No mundo tereis aflições. Mas em Jesus temos paz.

Vivendo no mundo com Jesus temos a Sua garantia que Nele temos paz. Não é para pensarmos que as aflições vão desaparecer, mas para ganharmos um novo ânimo, um novo alento, porque Jesus sabe conservar em paz as nossas vidas, no seu todo.
Jesus reforça o que lhes tinha dito algum tempo antes como as palavras de João14:27-29. “Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. Ouvistes o que Eu vos disse: Vou e venho para vós. Se me amásseis, certamente, exultaríeis por ter dito: Vou para o Pai, porque o Pai é maior do que Eu. Eu vo-lo disse, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.”

E as que se encontram no capítulo 16:1-4. “Tenho-vos dito essas coisas para que vos não escandalizeis. Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus. E isso vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a Mim. Mas tenho-vos dito isso, a fim de que, quando chegar aquela hora, vos lembreis de que já vo-lo tinha dito; e Eu não vos disse isso desde o princípio, porque estava convosco.”

Infelizmente, aqueles que devido às suas convicções pessoais não encontram espaço nos seus corações para crer em Deus, sentem-se tristes e confusos. E aflitos!

Crer ou ter fé, vem em resultado de ouvirmos a Palavra de Deus.
Creia, e por amor a si mesmo e aos que o rodeiam, viva uma vida liberta por Jesus.
Se Jesus te libertar, verdadeiramente serás livre! João 8:36.

Pastor José Faria

Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS