Igreja Dispersa Como Sal, Igreja Expansiva Como Luz!

“ORA, NAQUELES DIAS, CRESCENDO O NÚMERO DOS DISCÍPULOS, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério quotidiano.” Atos 6:1

O que Jesus tinha mandado os Apóstolos e demais discípulos fazerem antes da Sua ascensão, era que eles FOSSEM SUAS TESTEMUNHAS, não só em Jerusalém… mas até aos confins da Terra.

Quando começou a perseguição à igreja em Jerusalém, a Bíblia diz: “Mas os que andavam dispersos iam por toda parte anunciando a Palavra.” Atos 8:4

Filipe é um caso flagrante, desta perseguição.

Em primeiro lugar, ele desceu a Samaria: “E, descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo.” 8:5

“E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te e vai para a banda do Sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserto.” 8:26

“E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesareia.” 8:40

O que aconteceu com Filipe, possivelmente, aconteceu com tantos outros cujos nomes não estão mencionados nas Sagradas Escrituras, mas que estão escritos no Livro da Vida do Cordeiro. A obra em Portugal e em outros países foi iniciada desta mesma maneira. Mas hoje parece que a Igreja vive descansada e a desfrutar dos proveitos que já foram alcançados por outros. E outros pensam que não valer a pena fazer “muitas ondas”, não manifestar a sua fé.

E nesta Pandemia e noutros tempos de Calamidade, não é lógico que os pastores procurem as ovelhas que se perdem pelos seus medos e necessidades? É perigoso se não o fizerem. Muitas ovelhas podem ser surpreendidas por alguns mercenários que não se importam de ficar com o rebanho que é deixado para trás… Pobres das ovelhas que se perdem por negligência dos seus pastores!

SENDO SAL E SENDO LUZ

Vós sois o SAL da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens.
Vós sois a LUZ do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa.


ASSIM RESPLANDEÇA A VOSSA LUZ DIANTE DOS HOMENS, para que vejam as vossas boas obras e GLORIFIQUEM O VOSSO PAI, QUE ESTÁ NOS CÉUS.” Mateus 5:13-16


Como SAL não temos um limite. Toda a Terra é o nosso chão. E o globo é grande… O sal é símbolo de tempero, de bom gosto, de equilíbrio. O que podemos fazer como sal é vastíssimo. Aplique na medida certa em tudo quanto fizer…

Não permita que por falta de ser usado como sal, perca as suas qualidades fundamentais… Quando já não servir para o que é essencial, ainda tem a possibilidade de, ao ser posto de lado, ser pisado pelos homens, fazer com que não se levante tanto pó do caminho e encegueire outros… É provável que não entendamos a razão do que Jesus disse, mas é bastante simples…

As terras na Palestina eram poeirentas, e face a isso, era natural que com o tempo seco, se levantasse muito pó. E para atenuar, era lançado o sal insípido para que cumprisse a sua função. Talvez pensemos que não é o melhor, mas ainda assim é útil, embora o ser pisado não seja nada agradável.

Quanto ao facto de sermos a LUZ do mundo, temos que colocar os nossos olhos nos luminares, no sol e na lua e nas estrelas, que embora não estejam ao nosso nível, podem ser vistos, por estarem bem visíveis.

Jesus disse que não podemos esconder uma cidade edificada sobre um monte.

Em Portugal, a cidade do Baixo Alentejo, Beja, é bem visível a quilómetros de distância, por estar edificada sobre uma colina. Como esta, há várias cidades que se evidenciam.

Jesus alertou para que a nossa luz não fosse escondida, pois é inútil, e apaga-se. Um alqueire é uma medida para cereais. Tem a ver com trabalho. Que o nosso trabalho jamais nos prive de servirmos ao Senhor… Podes ter a profissão que tiveres, e através dela podes ser uma testemunha viva do amor de Deus. E Deus em ti e através de ti, será Luz para os que te rodeiam. Outros supostos “evangelhos” falam de outros lugares onde podemos esconder a nossa luz.

Por exemplo Marcos 4:21diz o seguinte: “Vem, porventura, a candeia para ser posta debaixo do cesto ou debaixo da cama? Não vem, antes, para se colocar no velador?”

Colocar a luz debaixo da cama? Cama é símbolo de preguiça, de lazer, de repouso, de doença. Lucas também faz alusão à questão da candeia falando desta maneira: “E ninguém, acendendo uma candeia, a cobre com algum vaso ou a põe debaixo da cama; mas põe-na no velador, para que os que entram vejam a luz.” Lucas 8:16. Quando estamos a brilhar como astros neste mundo, impossível ser abafado por um vaso ou por um alqueire.

O lugar apropriado da luz na casa, é no velador, para iluminar a todos os que estão na casa! A tua família quer ver a tua luz! Mas mais ainda, essa luz é para o mundo!

E lembra-te! Quanto mais trevas ao teu redor houver, mais brilhará a nossa luz!
Deus quer que a nossa luz resplandeça diante dos homens!

A LUZ são boas obras, elas que foram preparadas de antemão para que andássemos nelas. Efésios 2:10. Deus quer ser glorificado pelos homens! E cada um daqueles que conhece e experimenta a mensagem do Evangelho na sua vida, é impossível que ninguém o conheça como discípulo de Jesus!

E é ridículo que isso aconteça nos nossos relacionamentos. Vizinhos que se encontram na igreja, e um não saber que o outro já conhecia Jesus há muito tempo... Mas isso infelizmente, isso acontece com frequência.

J.F.

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS