ÍDOLOS? PORQUE NÃO?

A tendência de uma Humanidade sem Deus, é fazer ídolos para si conforme os seus desejos. O homem gosta de idolatrar na sua carnalidade, porque sente prazer em admirar e até pagar para ver algo excêntrico, natural ou sobrenaturalmente, a acontecer na sua própria vida ou ao seu redor. Os ídolos também são usados pelos homens para uma suposta libertação dos seus medos, sofrimentos, e até para satisfação das suas próprias cobiças e ganâncias. Nessa ânsia, a Humanidade cai em erros, trangressões, pecados, iniquidades e por fim, morte eterna.

A Bíblia alerta-nos a fugirmos dos ídolos.  

Esta não é uma situação inédita nos escritos do apóstolo Paulo, quando ele escreve aos crentes de Corinto, mencionando a necessidade de eles não ignorarem os dons espirituais que estavam à sua disposição numa nova vida através da salvação em Jesus Cristo. No entanto, recorda-lhes o seguinte: “Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados…” 1 Coríntios 12:2.

Mas agora aquele povo tinha deixado os ídolos para seguirem Jesus Cristo!

E na sua segunda Carta, Paulo coloca-lhes a seguinte questão: “E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e Eu serei o seu Deus, e eles serão o Meu povo.” 2 Coríntios 6:16

Servir a ídolos, que não passam disso mesmo, ídolos, objetos endeusados falsamente pelos homens e utilizados por Satanás para roubarem a adoração devida ao Deus Criador dos Céus e da Terra, (que quer ser adorado e não idolatrado), acarreta grandes maldições.

Era natural para os povos que não conheciam a Deus, terem os seus próprios deuses ou ídolos, mas a genuína conversão a Deus leva-nos decididamente a abandoná-los. Alguém disse, “Por detrás de cada ídolo, há um demónio”, porque dadas as suas caraterísticas, aquilo que o homem levanta, nada pode fazer de bem por aqueles que se chegam a eles.

As desejadas “ajudas temporárias” ou compra de amuletos são à base de enganos e mentiras que depressa enredam os seus utilizadores. Uma mentalidade cega vicia-se e escraviza-se cada vez mais. Por isso o apelo de Deus é que o homem deixe as trevas e venha para a Sua maravilhosa luz. Jesus Cristo é o Senhor que nos salva, cura e liberta, pela Sua Graça.

Para servir a Deus e abandonar os ídolos, é preciso que o homem se achegue a Deus e conheça Quem Ele é e o que Ele diz, obedecendo à Sua vontade. É cada vez mais necessário sermos bem definidos e decidirmos a quem servimos. Josué, o sucessor de Moisés, definiu-se perante o povo hebraico dizendo.

“Escolham hoje a quem querem servir… Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” Josué 24:15.

Muitos de nós já temos uma experiência e uma consciência esclarecida do que fomos numa vida sem Deus, e daquilo que a Graça de Deus fez nas nossas vidas.

O Evangelista João narra uma história no capítulo 9 do seu Evangelho sobre um homem que era cego de nascença a quem Jesus curou aquando o seu ministério terreno.

“Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos? Ele respondeu e disse-lhes: O homem chamado Jesus fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé e lava-te. Então, fui, e lavei-me, e vi.” V.10,11.“Chamaram, pois, pela segunda vez o homem que tinha sido cego e disseram-lhe: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador.
 
Respondeu ele, pois, e disse: Se é pecador, não sei; uma coisa sei, e é que, HAVENDO EU SIDO CEGO, AGORA VEJO.
E tornaram a dizer-lhe: Que te fez Ele? Como te abriu os olhos?
Respondeu-lhes: Já vo-lo disse e não ouvistes; para que o quereis tornar a ouvir? Quereis vós, porventura, fazer-vos também seus discípulos? ... 
O homem respondeu e disse-lhes: Nisto, pois, está a maravilha: que vós não saibais de onde Ele é, e me abrisse os olhos.” V.24-27,30

Se já tiveste a oportunidade de experimentar na tua vida que o Senhor é benigno para contigo, compartilha com os que te rodeiam de quanta misericórdia Deus teve de ti. Serve-O, honrando-O com a tua própria vida. E não caias na tentação de dar a glória que é devida a Deus, a outrem. Isso desagrada profundamente a Deus e acarreta graves consequências na tua vida.

Todo o “deus”, objeto ou propósito, diferente ao que é demandado pela Vontade e Caminho revelados por Deus no Seu Filho, é um ídolo.

Para teu bem, guarda-te dos ídolos! (1 João 5:21)
Lembra-te que nem o próprio Deus, o Senhor de tudo, quer ser “idolatrado”.
ADORA A DEUS em espírito e em verdade, e a tua vida será abençoada eternamente!

J.F.

Posted in
Tagged with , ,

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS