SENDO LUZ

Nada do que Jesus disse deve passar despercebido. Mesmo que tenhamos dificuldade em perceber algumas coisas, com alguma meditação e reflexão, certamente que o Espírito Santo nos dirigirá na sua compreensão. Jesus, no sermão do monte, faz alusão a uma expressão que nos deve levar a pensar: “Vós sois a luz do mundo…”. Mas vejamos estas palavras no seu contexto!

“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.” Mateus 5:14-16  

Em sentido figurado, Jesus fala de Si mesmo como a Luz do mundo: “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” João 8:12

O evangelho de João, fala de Jesus de maneira especial, referindo que Nele estava a vida e a vida era a LUZ DOS HOMENS… e que a LUZ resplandece nas trevas, mas que estas não prevaleceram contra ELA. A verdadeira LUZ, que alumia a todo o homem, estava a chegar ao mundo. João 1:4,5,9

Nós fazíamos parte daqueles que eramos trevas, e que sempre procuramos ali nos manter, para não sermos incomodados, e muito menos pela luz. Nesta situação estávamos condenados, por nossa própria escolha: “E a condenação é esta: Que a Luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a Luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal aborrece a Luz e não vem para a Luz para que as suas obras não sejam reprovadas.” João 3:19,20

Até aqui, tudo bem, mas quando, olhamos a palavra que Jesus menciona no sermão do monte, Ele faz referência aos Seus seguidores como sendo a luz do mundo. Não o disse por dizer, disse-o com a mesma seriedade com que fez alusão aos que são bem-aventurados.

Mas dizermos de nós que somos aquilo que Ele é, é arriscar demais. Isto coloca em cada um de nós uma tremenda responsabilidade. Não significa que não a aceitemos e que tal afirmação não seja um grande desafio para cada um, mas sentimo-nos demasiado pequenos para uma tão grande tarefa.

Também é certo que sentimos em nós uma grande motivação e entusiasmo, pelas Suas palavras. Queremos estar à altura, apesar de percebermos conscientemente que, sendo Ele o nosso supremo exemplo, nunca nos assemelharemos a Ele como Luz do mundo. Podemos nunca ser como Ele, é verdade, mas não é por isso que vamos deixar de cumprir a nossa responsabilidade…
Não esqueçamos as promessas da Palavra de Deus!

“Porque, noutro tempo, éreis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz.” Efésios 5:8
“Dando graças ao Pai, que nos fez idóneos para participar da herança dos santos na luz. Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor.” Colossenses 1:12,13

“Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele Dia vos surpreenda como um ladrão; porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.” 1 Tessalonicenses 5:4,5

De acordo com estas palavras, mudámos de sítio e de posição. Já não somos trevas nem vivemos nelas, agora somos filhos da luz, e, é como tal que devemos agir.

Podemos não ser uma grande luz, mas somos luz. E quanto mais densas são as trevas, mais essa luz brilha. Deixemos brilhar essa luz que em nós há. Não nos sintamos mal, nem envergonhados porque não conseguimos brilhar como gostaríamos, mas que tenhamos a coragem de fazer o que Jesus pede de nós.

Vivemos num mundo de trevas, e uma pequena luz é capaz de fazer toda a diferença. Podemos não ser capazes de lar luz a todo o mundo, mas somos capazes de iluminar aos que estão na casa, mais perto de nós. A nossa família, os nossos amigos e amigas, vizinhos e até mesmo os desconhecidos que Deus coloca ao nosso redor.

Que as palavras de Mateus 4:16, possam ser a expressão também da nossa vida aqui: “O povo que estava assentado em trevas viu uma grande luz; e aos que estavam assentados na região e sombra da morte, a luz raiou.”

Reforço com as palavras de Jesus: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.” Mateus 5:16

Resplandecemos como astros neste mundo, refletindo a verdadeira LUZ. Mas não permitamos que essa luz sejam trevas. Se fomos criados em Cristo Jesus para as boas obras, é tempo de elas começarem a ser manifestas de maneira a que esta “pobre” humanidade se volte para Deus.

Mais do que nunca, este mundo precisa de “luminares” que apesar da densidade das trevas não deixem de cumprir o plano e o propósito de Deus.
Sejamos Luz!

J.F.
Posted in
Tagged with , ,

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS