QUE NÃO SEJA EM VÃO!

É frustrante fazer um trabalho com dedicação, cumprir um determinado propósito e ver que todo o seu esforço foi EM VÃO, sem qualquer aproveitamento. Se humanamente é terrível, (e é temporário), imagine como será espiritualmente, com as suas repercussões eternas!

Vamos supor que numa empresa, um trabalhador, depois de um dia de trabalho, vê o seu patrão dizer-lhe que não era aquilo que queria que ele fizesse. Houve ali prejuízo e não proveito para a empresa.

Na nossa vida espiritual, ou melhor, na nossa caminhada com Cristo, esta é uma reflexão muito séria.

Um dia chegaram a Jesus, dois grupos de pessoas conceituadas, os escribas e os fariseus, para acusarem os discípulos de Jesus por eles não estarem a cumprir a tradição cultural do seu povo, segundo a perspetiva deles.

A resposta de Jesus foi: “Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-Me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de Mim. Mas EM VÃO Me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.” Mateus 15:7-9

São palavras duras que também servem de alerta para nós. Antes de julgarmos aqueles que nos rodeiam e caminham connosco, sondemos primeiro o nosso coração e vejamos se aquilo que vivemos está de acordo com o Plano e Propósito de Deus para a nossa vida. Estes dois grupos de religiosos eram acusadores. Eles julgavam-se melhores e diziam-se adoradores de Deus, mas Jesus testemunhou deles dizendo que era “VÔ a sua conduta.

O apóstolo Paulo, no seu cuidado pelas primeiras igrejas cristãs, alertava para esse perigo. Ele preocupava-se que não fosse VÃO o seu esforço de levar o Evangelho.

“Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito. E subi por uma revelação e lhes expus o evangelho que prego entre os gentios e particularmente aos que estavam em estima, para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em VÃO.” Gálatas 2:1,2

“Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses. Mas agora, conhecendo a Deus ou, antes, sendo conhecidos de Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós que haja eu trabalhado em VÃO para convosco.” Gálatas 4:8-11


Quando um cristão volta ao seu procedimento antigo, deixa para trás de si, o evangelho da Graça de Deus. Há necessidade de seguirmos na simplicidade do Evangelho, sem nos comprometermos com vãs filosofias e com coisas que nada têm a ver com o que aprendemos de Cristo.

Um compromisso para com Deus é o que de mais sério existe. É uma questão de VIDA ou MORTE!
Por que tornar VÃO aquilo que estamos a viver e a fazer?

“E nós, cooperando também com Ele, vos exortamos a que não recebais a Graça de Deus em VÃO.” 2 Coríntios 6:1

Pensemos num trecho do livro de Salmos! “Se o SENHOR não edificar a casa, em VÃO trabalham os que edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em VÃO vigia a sentinela.” Salmo 127:1


Será que agora entendemos melhor o que significa “viver ou trabalhar em vão”?
O nosso viver e fazer tem que estar em completa sintonia com Deus. Se assim não for, o esforço é EM VÃO, o trabalho é EM VÃO, a caminhada é EM VÃO, e tudo aquilo que fizermos o será também.

Queremos edificar a nossa vida, a nossa casa, a nossa família, e tudo o que nos é precioso, num laço estreito com Deus?

Não cometamos o erro de deixar Deus de fora da nossa vida! Se isso acontecer, corremos o risco de viver uma VIDA VÃ, tal como aconteceu com uma história contada por Jesus, sobre um homem rico em Lucas 12:16-21.

Aqui fica o desafio a todos aqueles que, como discípulos comprometidos com Jesus, precisam de saber, “Mas graças a Deus, que nos dá a VITÓRIA por nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho NÃO É VÃO no Senhor.” 1 Coríntios 15:57,58

Se realmente acreditamos que Jesus realizou uma Salvação total e completa e nos faz vitoriosos Nele, isto deve afetar a nossa maneira de viver!

Não desanimemos perante as perdas aparentes! Se temos oportunidade de fazer ainda mais e melhor para que o Reino de Jesus se expanda, façamos!
E não nos esqueçamos que esta caminhada e serviço têm resultados eternos…

J.F.
Posted in
Tagged with , ,

1 Comment


Gabriel Tinoco Rocha - March 1st, 2022 at 11:47pm

Olá povo do Corpo do Messias, bom dia, me chamo Gabriel e conheci a Igreja aqui através da internet e desejo a cada irmão um ano de muito aprendizado e superações.

Venho pedir que colaborem em oração por minha família e para que eu prossiga firmado em Cristo Jesus e possa vencer os príncipes das trevas desse século como dizem as escrituras..



Att. Gabriel Tinoco Rocha

Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS