PROVAÇÃO É TENTAÇÃO?

Muitos dos discípulos de Jesus, gente comprometida com Ele e com os Seus ensinos, ficaram perplexos como, sendo salvos, ainda tinham que passar por provas. E, muitas vezes, essas provas parecem ser superiores às nossas próprias forças físicas e espirituais. É bom entendermos com o nosso coração que é normal que nos sucedam situações adversas, tanto no nosso meio físico como no espiritual.

Vejamos na situação humana! Por exemplo, um médico, apesar de aprender e se sentir capacitado para exercer a sua profissão, é colocado à prova com as mais variadas enfermidades que poderá enfrentar no seu quotidiano. Ele vai ter de dar o seu melhor e estar disposto a aprender cada dia, aperfeiçoando o seu saber.

Há sempre doenças novas que ele vai ter de lidar. Apesar de estar mentalmente preparado, vai ter de pôr a sua teoria em ação. A prova não será para saber se ele é médico ou não, mas para demonstrar a sua aptidão em salvar alguém da sua aflição.

As provas fazem parte integrante da nossa vida. Podemos não gostar de passar por elas, mas elas dão-nos a têmpera que precisamos para sermos quem somos. Nós nascemos, crescemos e aprendemos até morrer com elas.

É impossível desassociarmos as provações, as tribulações ou as aflições da vida cristã.
Aqueles que professam a sua fé em Cristo são provados. Não estão isentos. O evangelho não nos ensina isso.

A prova ou o teste serve para que seja descoberto em nós até que ponto somos íntimos com Deus. Porque não faz sentido que digamos que somos de Cristo e no meio das provas e adversidades, nos esqueçamos Dele e de tudo o professávamos sobre Ele e os Seus ensinos.

Tiago ao escrever a sua carta diz: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.” 1:2-4

Ao passarmos pelas provações, vamos testemunhando da fidelidade de Deus e do nosso apego a Jesus, como homens e mulheres que O amam.

 “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que O amam.” Tiago 1:12

Quem é provado, será sempre achado aprovado ou reprovado por Aquele que o prova. Se formos reprovados em alguma área, vamos ter a consciência de reconhecer a nossa fraqueza e pedir ao Senhor do Seu Poder para vencermos. Nas nossas “reprovações”, temos de repetir as provas até que sejamos aperfeiçoados no nosso caráter, no nosso saber ser, estar e fazer a vontade de Deus. É o que esta vida nos ensina.
Sermos aprovados é vivermos para a glória de Deus.

NÃO CONFUNDA A TENTAÇÃO COM A PROVAÇÃO!

Embora haja semelhanças entre as duas, os objetivos são diferentes.

A provação é um teste ao nosso amor para com Deus. Deus está connosco na nossa prova, tal como aconteceu com Abraão. “Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui! Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei.” Génesis 22:1,2

Na tentação, os nossos desejos mais íntimos e o nosso caráter que são provados.
 
“Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo Mal e Ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.” Tiago 1:13-15

A Bíblia diz que nós somos tentados quando atraídos e engodados pelos nossos próprios desejos, e essa cobiça sendo satisfeita, de forma ilícita.

“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas Fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” 1 Coríntios 10:13

Tanto na PROVAÇÃO como na TENTAÇÃO temos de contar sempre com a PRESENÇA e com o APOIO de Deus para sairmos vitoriosos.

Na PROVAÇÃO DIVINA demonstramos O QUANTO AMAMOS A DEUS.
E nós amamos o Senhor porque Ele nos amou primeiro.
Quando Deus nos pedir algo, não sucumbamos, não desanimemos! Pensemos na oportunidade que temos de deixar a Luz de Jesus Cristo brilhar através de nós.

Coloquemos os nossos olhos em Jesus e nas Suas Promessas e prossigamos em amá-Lo de todo o nosso coração, de toda a nossa alma, de todo o nosso entendimento e de todas as nossas forças… E ao próximo como a nós mesmos! Não há outro mandamento maior do que estes! (Marcos 12:30, 31).

J.F.
Posted in
Tagged with , , ,

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS