PESSOA CONVENCIDA OU PESSOA CONVERTIDA?

Há palavras que apesar de serem semelhantes ou quase sinónimas, trazem diferenças bem demarcadas. Por exemplo, um convencido é alguém que foi persuadido a acreditar em algo. É também uma caraterística do que se convenceu. Um convencido serve também para qualificar o indivíduo que acredita excessivamente no seu valor ou capacidade pessoal e por conseguinte é sinónimo de petulante e pretensioso.
 
Um convertido é alguém que tomou uma decisão de aceitar outra forma de mentalidade e vai sendo transformado moralmente. No caso do cristianismo é a pessoa que passou por uma experiência de arrependimento e reconciliação com Deus através de Cristo.

Quando Jesus ensinou que o Espírito Santo seria “O Consolador”, menciona que uma das Suas operações no coração humano seria o de trazer CONVICÇÃO. “E, quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo:” João 16:8

O Espírito Santo convence, revela, mostra o que está verdadeiramente no nosso coração para que tenhamos tempo para nos arrependermos e sermos convertidos a Deus para nossa Salvação eterna. Caso contrário, vamos vivendo de culpa em culpa, de condenação em condenação, até uma perdição fatal por toda a eternidade. Pior que viver uma vida sem Deus é morrer sem Deus.

Temos um exemplo bíblico flagrante. Saulo de Tarso era um homem convencido pela religião judaica, tinha fortes convicções até de matar em nome da religião, numa furiosa luta contra os primeiros cristãos. Atos 7:58-81, Atos 8:3; 9:1,2; 22:4; 26:10,11. 
 
Mas um dia ele foi convertido pela aparição do próprio Jesus a caminho de Damasco, quando lhe diz que Saulo não está a perseguir a Igreja, mas ao próprio Jesus. E depois de um “tratamento divino”, Saulo foi transformado em Paulo, o Apóstolo dos Gentios.

De qualquer modo, há dois elementos nesta história que são bem esclarecedores: Primeiro. Paulo estava CONVICTO DE TER VISTO o Senhor Jesus ressuscitado. Segundo. A sua vida foi RADICALMENTE MUDADA a partir daquele dia.

“E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. E ele, tremendo e atónito, disse: Senhor, que queres que faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.” Atos 9:3-6

Aquele Jesus a quem Ele perseguia estava agora falando com ele. Ele teve um encontro face a face. Como consequência, Saulo decidiu seguir Jesus e fazer o que Jesus lhe mandou fazer. “Levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.”

Saulo foi salvo por Jesus de uma vida religiosa para uma vida de Libertação Plena e totalmente transformada.

Ninguém é convertido sem que tenha sido primeiramente convencido do seu pecado. Mas um homem pode andar toda a vida convencido, mas nunca ser convertido. Apenas Jesus Cristo tem poder para converter um coração, dar um novo coração e uma nova vida.

Todos nós sabemos, por exemplo, das consequências de um mau coração e dos maus hábitos. São necessários tantos esforços com campanhas humanas e espirituais para que as pessoas deixem aquilo que as escraviza e destrói. Mas acontece isso também com as pessoas, em relação a Jesus.

Todos sabem que Ele é ÚNICO que pode salvar, mas nem todos estão dispostos a se entregarem a Ele para que as suas vidas sejam libertas e transformadas ”para SERVIR AO DEUS VIVO E VERDADEIRO.” 1 Tessalonicenses 1:8,9

No dia de Pentecostes, havia entre a multidão na cidade de Jerusalém, quem desdenhasse do Derramamento do Espírito, dizendo que os seguidores de Cristo estavam embriagados. Mas Pedro explica. Ele apresentou Jesus à grande multidão: “Saiba, pois, com certeza, toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.” Atos 2:36.

Este era o cerne da mensagem de Pedro e da nossa. Toda a gente conhecia o PORQUÊ e o PARA QUÊ da Crucificação de Jesus. Mas eles foram confrontados com esta Palavra para CONVICÇÃO do seu estado e atitude perante Deus. E a Bíblia registou este momento.

“Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos?” Atos 2:37

A multidão de quase três mil pessoas estava convencida e pediu ajuda sobre o que deveriam fazer para serem salvos também. “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.” Atos 2:38

São dois tipos de conduta completamente opostos perante as multidões humanas. Há aqueles que dão ouvidos a Deus e aqueles que O rejeitam. Ao ouvirem a pregação de Pedro, muitos foram e ficaram convencidos, mas não se converteram a Cristo.

Mas outros reagiram decidindo-se por Ele: “De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas.” 2:41

A liberdade de escolha é nossa perante a Porta Eterna que Deus abriu para nós. Que desejas para tua vida? Ser uma pessoa convencida ou uma pessoa convertida?

J.F.

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS