DEIXANDO-SE APERFEIÇOAR…

A perfeição pertence única e exclusivamente ao Deus Criador. Ele é Perfeito, conforme podemos ler em Deuteronómio 18:13,“Perfeito serás, como o SENHOR, teu Deus.”

Este desafio de “sermos perfeitos como o Senhor nosso Deus” é repetido por Jesus no começo do Seu ministério, aquando do Sermão do Monte.

“Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus.” Mateus 5:48

Ao lermos ou ouvirmos estas palavras, deparamo-nos com um grande conflito dentro de nós. Temos consciência “do que” e “quem somos”, e do quão inatingível é sermos como o nosso Pai celestial.

Na língua portuguesa a palavra “perfeito” significa não ter defeito ou incapaz de errar, mas no sentido bíblico, geralmente dá-nos a entender, aquilo que é completo e que obedece a um padrão ou modelo.
 
Num sentido absolutamente teológico, a perfeição só pode ser vista no Deus trino. Os Seus atributos são perfeitos, entre os quais se inclui a Perfeição devida às características do Seu Ser. E num sentido relativo, a PERFEIÇÃO como qualidade do que é completo, ou da maturidade, está relacionada com os discípulos de Jesus Cristo.

“Pelo que todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará.” Filipenses 3:15

Este texto de Filipenses é difícil de interpretar. Paulo argumenta aqui os erros das pessoas fanáticas que reivindicavam a perfeição por si próprios, e que, acreditavam estar na posse de um conhecimento e de uma revelação especial.

Paulo usou o tema da perfeição e aplicou-o aos salvos, dizendo que os PERFEITOS são aqueles que estão bem conscientes da sua imperfeição. E, que por essa razão, correm a carreira cristã com vista a alcançarem este prémio. Os seguidores de Jesus Cristo estão cientes de que ainda não atingiram esse objetivo, ou que, ainda não alcançaram o prémio pelo qual se esforçam, (que é o da soberana vocação de Deus, em Cristo Jesus).

E se houver quem pense de forma diferente deste ponto, (aqueles que afirmam já estarem na posse das revelações especiais ou que são melhores do que outros), lembrem-se que não podemos tirar este texto do seu contexto. Filipenses 3:7-14.

“Mas o que para mim era ganho, reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo e seja achado Nele, não tendo a minha justiça que vem da Lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus, pela fé; para conhecê-Lo, e a virtude da Sua ressurreição, e a comunicação de Suas aflições, sendo feito conforme a Sua morte; para ver se, de alguma maneira, eu possa chegar à ressurreição dos mortos.

Não que já a tenha alcançado ou que seja PERFEITO; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o Alvo, pelo Prémio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”

A PERFEIÇÃO, (maturidade, crescimento, idoneidade, ser espiritual), é aplicável a cada um daqueles que vivem em Cristo, diariamente, e que vão crescendo em santificação, (um trabalho efetuado por Deus em nós).

“O querer e o efetuar estão nas mãos de Deus”. Filipenses 2:13

“Tendo por certo, isto mesmo, que Aquele que em vós começou a boa obra, a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo.” Filipenses 1:6

“E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à Sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, Ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.” 1 Pedro 5:10

Este trabalho de Deus é complementado por cada um de nós. Nós somos cooperadores de Deus. Quem faz a obra na nossa vida é Deus, mas isso não pode servir de pretexto para não fazermos a nossa parte, que é muito importante, entregando-nos plenamente em Suas mãos: 
 
“Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos Céus e nova Terra, em que habita a Justiça. Pelo que, amados, aguardando estas coisas, procurai que Dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em PAZ e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, falando disto, como em todas as Suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.

Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados e descaiais da vossa firmeza; antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém!” 2 Pedro 3:13-18

Quanto mais vamos crescendo na Pessoa de Jesus, mais espirituais ou idóneos ficamos. E isso manifesta-se numa humildade cada vez maior que deve haver dentro dos nossos corações, conscientes de que nunca sabemos tudo. Tal como Paulo dizia, anteriormente, uma coisa faço, façamo-la nós também, com um coração disposto a aprender para poder ensinar. Quem ensina o que aprende de Deus com a mente e o coração, deixa semente que perdura.

Estamos bem conscientes de que nunca atingiremos a perfeição que nos é pedida ou exigida, dependendo da forma como damos lugar à Palavra de Deus no nosso coração, mas de uma coisa podemos estar certos, que sob a potente mão de Deus podemos atingir a excelência naquilo que é o Seu propósito para nos usar para a Sua glória.

Não nos sintamos perdedores ou desanimados face a tal desafio. Lembre-se das palavras de Paulo: “Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra e sintamos o mesmo.” Filipenses 3:16

O salvo é visto como COMPLETO ou PERFEITO em Cristo Jesus, e ACEITE por Deus neste sentido.

“Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; porque Nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. E estais perfeitos Nele, que é a Cabeça de todo principado e potestade; no qual também estais circuncidados com a circuncisão, não feita por mão no despojo do corpo da carne: a circuncisão de Cristo.” Colossenses 2:8-11

Quando o Senhor Jesus estabelece o propósito para os Seus discípulos em Mateus 5:48, “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus”, é claramente um APELO À EXCELÊNCIA DO CONHECIMENTO e do CRESCIMENTO ESPIRITUAL, caracterizados cada vez mais pelo padrão bíblico da sua maturidade pessoal em Jesus Cristo.

J.F.

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS