MULHERES! TÃO PARECIDAS E TÃO DIFERENTES!

“E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa.
 
 E tinha esta uma irmã, chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a Sua palavra.
 
Marta, porém, andava distraída em muitos serviços e, aproximando-se, disse: Senhor, não te importas que minha irmã me deixe servir só? Diz-lhe, pois, que me ajude.
 
E, respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” Lucas 10:38-42. 


Marta e Maria são irmãs. Estas duas mulheres de que a Bíblia fala, apesar do seu parentesco e possíveis semelhanças, são também bem diferentes uma da outra.

As escolhas feitas por ambas, revelavam as suas personalidades e prioridades. E aprendemos bastante com este episódio do Evangelho.

A VIDA CRISTÃ, que significa VIVER COM CRISTO e EM CRISTO, tem prioridades. Não são as prioridades que nós mesmos estabelecemos, mas as que Deus já estabeleceu. E quando estamos conectados com Ele, temos também de estar sensíveis ao Seu agir e mover.

Maria, tal como aconteceu com outros que entraram na sua casa, também se sentou aos pés de Jesus para O escutar… Marta, porém, escolheu ocupar-se com vários outros serviços, também necessários, mas não os principais, espiritualmente falando…

Cada uma fez a sua escolha. Ambas escolheram aquilo que lhes parecia mais adequado para a ocasião.

Que faríamos nós se tivéssemos a oportunidade, tal como elas, de recebermos Jesus fisicamente na nossa casa? Qual seria a nossa prioridade?

Jesus disse que uma delas escolheu a MELHOR PARTE. Mas outros podem opinar de modo diferente. Marta estava a fazer o que era correto, A DAR O SEU MELHOR, mas Maria decidiu a RECEBER O MELHOR DE JESUS. Quem não considera que é melhor estar aos pés de Jesus?

Somos ensinados que debaixo do céu há tempo para todas as coisas, logo podemos também concluir que há tempo para estar aos pés de Jesus, mas também há tempo para O servirmos. Ambas são necessárias. Há tempo para nos ocuparmos com ambas as coisas.

Por exemplo, quando aprendemos a começar o nosso dia com Deus, isso leva-nos a frutificar Nele, porque reconhecemos que sem Ele nada podemos fazer de jeito, nem para com Ele, nem para com o nosso próximo. Se estivermos demasiado ocupados com aquilo que temos que fazer PARA O SENHOR e negligenciarmos a nossa intimidade COM O SENHOR, desgastamo-nos e cansamo-nos em vão.

O EQUILÍBRIO é-nos dado como FRUTO DO ESPÍRITO DE DEUS, agindo em nós.

Tanto Marta como Maria amavam Jesus. E ambas estavam a servi-Lo. Uma na RECEÇÃO e atenção ao Seu convidado tão Especial e aos seus discípulos, outra na preparação do manjar que queria oferecer. Um serviço era GRATIFICANTE e o outro era DESGASTANTE.

O problema nesta história foi Marta pensar que o seu estilo de serviço era superior ao de Maria. E comentou isso em ar de reprovação: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe servir só? Diz-lhe, pois, que me ajude.”
 
A Marta não se apercebeu que ao querer SERVIR O MELHOR que sabia e queria oferecer, estava a PERDER A COMUNHÃO com a Sua visita bendita. Ela estava tão ocupada ou atarefada a FAZER COISAS PARA JESUS, ao ponto de NÃO DESPENDER TEMPO PARA ESTAR COM JESUS.
 
Deus não está à espera do nosso autosserviço, mas da nossa dependência ao Seu querer e vontade. Ele não quer que estejamos apenas ocupados, mas que sejamos frutíferos e vivamos frutificando nas boas obras que Ele próprio já preparou para que andássemos nelas. (Efésios 2:10). Elas até podem ser desgastantes mas serão sempre gratificantes aqui e eternamente.

J.F.

Posted in

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS