A QUEM BUSCARÁS NA TUA AFLIÇÃO

“…Quanto a mim eu buscaria a Deus, e a Ele dirigiria a minha fala.” Job 5:1,8

O livro de Job é o livro mais antigo da Bíblia. Muitos pensam ser apenas mais uma história e que o personagem não foi real. Mas são demasiadas as alusões bíblicas à sua vida e vamos dar-lhe o crédito merecido. “Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Job e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.” Tiago 5:11

Se há pessoas que passaram ou passam por sofrimento, aqui está o ”cúmulo” do sofrimento pessoal e familiar, o luto pelos seus filhos e filhas bem como a perda gradual de todos os seus bens e saúde. Job só não experimentou a viuvez. A sua esposa, que passou pelas mesmas dores de perda, via-se agora a braços com um marido chagado da cabeça aos pés. Todos acabaram por ignorar este casal. Só se lembraram dele depois de tudo o que passou.  

“Então, vieram a ele TODOS OS SEUS IRMÃOS e TODAS AS SUAS IRMÃS e TODOS QUANTOS DANTES O CONHECERAM, e comeram com ele pão em sua casa, e se CONDOERAM dele, e o CONSOLARAM de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e cada um, um pendente de ouro.” Job 42:11

Houve um tempo que Job e a sua esposa passaram por um deserto de angústia e dor, em que o próprio Satanás tinha tocado as suas vidas com a permissão de Deus. Todos se afastaram deles. Ainda hoje usamos o ditado “sofrer como Job” àqueles que vemos passar atrocidades da vida.

E para aqueles que se queixam, “ainda não acabei uma, já estou a passar por outra”, leia este livro. Deus não fica alheio ao sofrimento humano e não é à toa que tanto este livro, como o de Jeremias e o de Lamentações de Jeremias, bem como os Salmos expressam a dor do coração humano em perplexidade, tribulação, perseguição e desamparo.

Três amigos de Job vieram visitá-lo quando souberam da sua situação, e quando o viram ainda ao longe, choraram alto, comovidos, pois nem o reconheceram devido ao seu estado. E com compaixão dele, quiseram demonstrar solidariedade e consolo.

As suas palavras muitas vezes ainda o feriam e confundiam mais, traziam mais desconforto, e especulavam se Job tinha feito alguma coisa má diante de Deus, e estava a sofrer as consequências dos seus atos. Job defendia-se como podia com os seus argumentos, pois certamente havia muitas vozes nos seus pensamentos, mas o seu coração estava firme, convicto que o Senhor o ajudaria.

”Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a Terra, e depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne, verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros, o verão; e, o meu coração se consome dentro de mim.” Job 19:25-27

Um dos amigos de Job, chamado Elifaz, desafiou Job: “Chama agora; há alguém que te responda? E para qual dos santos te virarás?”  

Muitas pessoas quando se sentem desamparadas desesperam-se. Seguem exatamente este conselho de Elifaz. Podemos dizer que é um conselho vulgar na sociedade que precisa de fugir ao sofrimento.

Mas, infelizmente, há ainda muita gente que não tem uma relação com Deus, e que não sabendo o que fazer, volta-se a pedir socorro para os “santos”, tanto os que estão vivos (pessoas amigas), e, contrariamente, à vontade de Deus, até para os “santos imaginários” que as religiões oferecem. E quando escapam, tornam-se escravos.

Ou dos “santos vivos” ou das suas religiões, pagando durante todas as suas vidas, trazendo dádivas aos seus “santos devotos”.

Há quem cresce a ser ensinado desta forma. E mesmo que não obtenham resposta, continuam a falar com os seus “santos imaginários”. E claro que o Diabo existe e aproveita-se da fraqueza humana, e remexe feridas, aprofunda dores, e, se possível, leva o homem à perdição física, emocional, espiritual e material. Porque “Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não veem; têm ouvidos, mas não ouvem; nariz têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.” Salmo 115:4-7  

Elifaz aconselhava ora insensatamente, ora com sensatez. Neste verso parece que ele estava a escarnecer do servo de Deus, mas no v.8, as suas palavras são sensatas. “Mas quanto a mim eu buscaria a Deus, e a Ele dirigiria a minha fala.”

Este sim. É o conselho que todo o ser humano deve seguir. Deus é o ÚNICO que não só nos ouve, mas atende. E quando é buscado de coração é encontrado por quem O busca com sinceridade e fidelidade. Há esta promessa de Deus: “E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” Jeremias 29:13

Tenha fé! “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que é galardoador dos que O buscam.” Hebreus 11:6

Se estás a passar por uma fase difícil, não desanimes! Este é o momento exato para buscares a Deus, de todo o teu coração. Deus está à distância de uma oração. Ele ouve o teu clamor, o grito da tua alma. Volta-te para o Deus que te fez. Ele sabe e é Todo-Poderoso para fazer novas todas as coisas.

Olha e responde pessoalmente a este triplo convite de Jesus!
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de Mim, que Sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o Meu jugo é suave, e o Meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30
 
J.F.

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS